sexta-feira, 1 de agosto de 2008

MG tem a melhor cobertura contra gripe do Sudeste

Da AGÊNCIA MINAS

Para alcançar o objetivo de se “envelhecer com qualidade”, Minas deu um importante passo, atingindo a cobertura de 91,78% da população na vacinação contra a gripe, destinada à população maior de 60 anos de idade. Em balanço final divulgado pelo Ministério da Saúde, Minas Gerais aparece com o melhor índice entre os quatro estados da região Sudeste e 10º lugar nacional. Dos 853 municípios mineiros, 813 atingiram a meta de 80% de cobertura. Foram aplicadas 1.639.236 doses da vacina.

A coordenadora estadual de imunização,Tânia Brant, acredita que os números demonstram uma busca maior da população por um envelhecimento sem doenças. “A mobilização do Estado demonstra que as pessoas nessa faixa de idade estão buscando melhorar sempre sua qualidade de vida. Elas gostam de praticarr atividades físicas, de dançar, de ouvir música. Estão se vacinando porque querem aproveitar todos os momentos da vida com saúde, animação e alegria”, analisou.

Tânia Brant ressalta que a alta cobertura vacinal é uma importante arma para redução de óbitos e internações por pneumonias e gripe. “Temos ações voltadas para o controle de doenças graves. Desde que a vacinação começou a ser feita, em 1999, houve uma diminuição de 30% das internações por pneumonia e por doenças pulmonares obstrutivas crônicas no Estado. Nas últimas décadas, a imunização contra Influenza tem sido a principal medida para vigilância e controle da Gripe e redução da morbi-mortalidade relacionada à doença”, afirmou.

Outro ponto destacado pela coordenadora é o apoio da imprensa na divulgação deste tipo de campanha, uma vez que a informação é capaz de motivar as pessoas a usarem o que têm direito, e promover a saúde. “A promoção de eventos para a abertura das campanhas, que são acompanhadas pelos veículos de comunicação, tornam a vacinação um momento agradável e alegre com o público a que se direciona”, observou.

Nenhum comentário: