sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Dia Nacional de Combate ao Fumo é marcado em MG

Da AG6ENCIA MINAS

Para alertar a população sobre os males do tabagismo, bem como incentivar a promoção à saúde, será comemorado nesta sexta-feira, dia 29, a partir das 11h, o Dia Nacional de Combate ao Fumo, em todo o País. Em Minas, a data será marcada por diversas ações de combate ao tabagismo no Interior e na Capital do Estado. Com o tema “Ambientes 100% Livres de Fumo: um direito de todos”, durante seis horas ocorrerão estratégias de mobilização social e intervenção teatral nas ruas das cidades e principais pontos, para que todos se conscientizem dos benefícios que o ambiente livre do cigarro pode trazer para fumantes e não fumantes.

Estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam que, em 2008, surgirão, em Minas, mais 1.440 casos novos de câncer de traquéia, brônquios e pulmão, nos homens, e 830 em mulheres.

Já no Brasil, dados mostram que 200 mil mortes anuais são causadas pelo tabagismo, sendo que os homens apresentaram prevalências mais elevadas de fumantes do que as mulheres. E mais: estima-se que 16% da população brasileira adulta seja fumante. Outro dado relevante são os gastos com internações e quimioterapia. Cerca de 8% dos gastos do Sistema Único de Saúde estão atribuídos a doenças relacionadas ao consumo do tabaco.

Além disso, o fumante passivo também é foco da campanha, tendo em vista que, no Brasil, a cada ano, em cada 1.000 mortes ocorridas em áreas urbanas, 25 se devem ao tabagismo passivo em domicílio, entre outros.

“É uma ação de interesse público, visto que o tabaco tem sido responsável por danos pessoais e coletivos”, destacou o coordenador estadual de Pneumologia Sanitária de Minas, Edílson Corrêa.

Nenhum comentário: