quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Ronaldo Rolim faz recital nesta ‘Quarta Erudita’



Convidado para a “Quarta Erudita” da noite deste 6 de agosto, o pianista Ronaldo Rolim prepara um recital que promete encantar o público do tradicional evento semanal, em Belo Horizonte. No repertório, obras de Beethoven, Liszt, Brahams e Chopin. O encontro será, como sempre, às 19h30min, na Sala Juvenal Dias do Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1537 – Centro de BH), e os ingressos custam R$ 5,00 e R$ 2,50 (meia entrada conforme a lei).

Com pouco mais de 20 anos de idade, Ronaldo Rolim (foto/Divulgação) vem se destacando como um importante nome da nova geração do piano brasileiro. Estimulado a participar de concursos de piano, recitais e concertos com orquestra, ele já tem mais de 15 premiações em concursos no Brasil e Estados Unidos, sendo vencedor de certames, como os concursos Artlivre e Magda Tagliaferro, em São Paulo, o Concurso Jovens Solistas de Piracicaba e o Concurso OSB Nelson Freire, no Rio de Janeiro. Recebeu prêmios por suas interpretações das obras de Bach, Chopin e Schumann, e, nos Estados Unidos, recebeu os prêmios de Outstanding Student in Piano Performance pela Oakland University e Outstanding Musician pela Mu Phi Epsilon Music Association de Detroit. Foi considerado pelo jornal O Globo como "o mais novo talento da música brasileira", em homenagem recebida após concerto com a Orquestra Sinfônica Brasileira no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Em 2007, Ronaldo Rolim foi aceito no prestigiado Peabody Conservatory, em Baltimore, EUA, e desde então, vem participando de diversos eventos internos, como masterclasses e recitais, incluindo o Concerto de Gala em comemoração dos 150 anos do tradicional conservatório, no qual interpretou o Trio em Si Maior de Brahms. Atualmente, Rolim cursa o bacharelado em piano na classe do pianista e professor Benjamin Pasternack.

O “Quarta Erudita” é um projeto da Fundação Clóvis Salgado que privilegia a música de câmara erudita lírica ou instrumental, contemplando variadas formações instrumentais e estilos distintos. Marcado pela diversidade, com destaque para a música brasileira, o projeto traz, toda semana, grandes nomes desse gênero musical.

Nenhum comentário: