sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Festival Internacional de Corais começa hoje em BH



Com a adesão de novas cidades no circuito de apresentações de corais e artistas e com a participação de grupos internacionais, o Festival de Corais de Belo Horizonte passa a se chamar Festival Internacional de Corais - FIC 2008. Em sua sexta edição, que começa hoje, dia 15, em Belo Horizonte, o evento fará uma homenagem aos 50 Anos da Bossa Nova.

O Festival Internacional de Corais 2008 brinda o público, até o dia 24 deste mês de agosto, com apresentações gratuitas em vários pontos turísticos da Capital mineira e também nos municípios de Contagem, Itabira, Mariana, Ouro Preto e Sete Lagoas. O FIC 2008 será aberto logo mais, às 19h, no Parque Municipal (Av. Afonso Pena), no Centro da Capital mineira, com apresentação do Coral Multicanto da Prefeitura Municipal de São Carlos; Coral Canarinhos da Terra – Grupo Meninos Cantores; Coral da Fumec; Coral Musicanto; Juvenil Magnun; Coral Feminino do Centro do Professorado Paulista; e show com Rosa Passos (foto/David Nicolás).

Um dos eventos mais aguardados pelo público mineiro, este Festival de Corais de BH pode ser considerado o maior do gênero do Brasil. Ele faz parte do calendário cultural da cidade e propicia o intercâmbio entre artistas, coralistas, maestros e público. Um de seus objetivos é promover a difusão, integração, incentivo, desenvolvimento e fortalecimento de laços entre corais regionais, nacionais e internacionais.

Sob a coordenação e curadoria do maestro Lindomar Gomes, o Festival Internacional de Corais 2008 irá receber mais de 100 coros de diversas regiões do País, totalizando cerca de 3.500 participantes. São corais infantis, juvenis e adultos que vieram de diversas cidades do Brasil, como Abreu e Lima (PE), Brasília (DF) Piracicaba (SP), São Carlos (SP) Vitória (ES), Natal (RN), Rio de Janeiro (RJ), Uberlândia (MG), Cubatão (SP), Goiânia (GO), Salvador (BA), Teresina (PI), Pomerode (SC), Fortaleza (CE), Penedo (AL), Curitiba (PR) e Florianópolis (SC). Além desses, corais internacionais vindos do Equador e da Venezuela vão se apresentar durante este Festival.

Além dos corais, se apresentarão no Festival, como convidados, os artistas Affonsinho, Ana Cristina, Elza Sores, Grupos Bebossa, Bossa Negra e BR 6 e Rosa Passos. O tema homenageado pelo Festival, este ano, é o cinqüentenário da bossa nova, movimento da música popular brasileira surgido no final da década de 50, que mistura o samba e o jazz. De lá para cá, a bossa nova se tornou um dos gêneros musicais mais conhecidos em todo o mundo. A música-tema desta edição foi composta pelo maestro e arranjador Leonardo Cunha com letra do poeta Fernando Brant, repetindo a parceria na edição de 2007, quando compuseram a música-tema "Voz Tambor".

Mais informações e toda a programação do FIC 2008 podem ser obtidas no site http://www.festivaldecorais.com.br/ .

Nenhum comentário: