
Da AGÊNCIA MINAS
Aterrissou na madrugada de ontem, dia 22, às 3h35min, no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Grande BH, o primeiro vôo da nova rota aérea internacional, da Copa Airlines, que liga, sem escalas, cinco vezes por semana, Minas Gerais ao Panamá. No momento do pouso do Boeing 737-700, o Corpo de Bombeiros da Infraero fez o tradicional batismo da aeronave (foto/Rodrigo Daí), simbolizando o sucesso da nova freqüência aérea.
O jornalista panamenho José Bravo, que desembarcou nesse primeiro vôo, afirmou que “a nova rota facilita o acesso, as ligações e o fluxo turístico entre Minas Gerais e o Panamá”. Segundo ele, Minas Gerais abriga patrimônios da humanidade, que são conhecidos internacionalmente. “Gostaria muito de conhecer Ouro Preto. É uma cidade interessante. Penso que este vôo irá unir os laços de amizade e negócios, incentivando o comercio entre os países”, afirmou o jornalista.
Já o analista de produtos de uma grande siderúrgica mineira, Júlio César da Silva, que embarcou às 4h28min no primeiro o vôo de Minas para o Panamá, “a nova rota contempla as estratégias de crescimento da empresa que ele trabalha”, pois aproxima a oferta do cliente. “Estamos muito felizes e satisfeitos. É mais uma oportunidade para Minas. Ganha o turismo, o comércio e os negócios”, complementou.
A captação desse novo vôo integra as ações do Governo do Estado de inserção de Minas Gerais no contexto econômico mundial. O vôo da Copa Airlines será um dos mais importantes do ponto de vista da estratégia de negócios para Minas, pois fomentará o fluxo turístico e o comércio exterior com países latino-americanos.
O diretor da Copa Airlines no Brasil, Alexandre Camargo, informou durante a chegada do primeiro vôo, que a instalação da nova rota, demonstra o trabalho do Governo do Estado em internacionalizar o Aeroporto Internacional Tancredo Neves. “Durante todos esses anos em que estou na aviação internacional, é a primeira vez que vejo a instalação de um vôo em apenas seis meses. Isso demonstra a garra do Governo em fortalecer o Estado e tornar Minas Gerais um destino turístico internacional”, ressaltou.
Os vôos da Copa Airlines consolidam o Aeroporto Tancredo Neves como principal portal internacional de Minas Gerais e um dos principais aeroportos do país. Para o superintendente em exercício da Infraero, Ananias Pereira Cunha Neto, “os vôos semanais da empresa são a confirmação do crescimento do terminal mineiro”.
A nova rota é também o reflexo do desenvolvimento turístico de Belo Horizonte. O presidente do BH Convention e Visitors Bureau, Roberto Noronha, acredita que “o novo vôo irá ampliar a competitividade do destino Belo Horizonte, internacionalizando a cidade e possibilitando a captação de mais eventos internacionais”.
De acordo com monitoramento da Infraero, “nos cinco primeiros meses de 2008, 23.745 estrangeiros chegaram ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves. O volume é seis vezes superior ao registrado no mesmo período do ano passado, quando 3.977 turistas de outros países desembarcaram em Minas Gerais”.
O estudo mostra que “o número de desembarque de estrangeiros supera o de embarques em termos absolutos e na margem de crescimento. De janeiro a maio último, 22.197 turistas embarcaram no Aeroporto Internacional Tancredo Neves para destinos internacionais. Nos cinco primeiros meses de 2007, foram 5.400”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário