quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Vânia Lovaglio e Ruth de Sousa no ‘Quarta Erudita’


A mezzo soprano Vânia Lovaglio e a pianista Ruth de Sousa (foto/Jian Carlos dos Reis) são as convidadas do Projeto Quarta Erudita desta semana, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte. A apresentação de hoje, dia 20, promete encantar o público com um belo repertório, fruto do trabalho em conjunto das musicistas. Lorenzo Fernandez, Osvaldo Lacerda, Camargo Guarnieri, Tacuchian, Santoro e Guerra-Peixe são os compositores escolhidos para o concerto no Palácio das Artes. O concerto acontece às 19h30min, na Sala Juvenal Dias (Av. Afonso Pena, 1537), e os ingressos custam R$ 5,00 e R$ 2,50 (meia entrada conforme a lei).

Ruth de Sousa Ferreira Silva iniciou seus estudos em Anápolis-GO, com Sônia Alcântara. Concluiu o bacharelado em Música Sacra pelo Seminário José Manuel da Conceição em São Paulo, onde estudou com o maestro Parcival Módulo, a organista Dorotéa Kerr e a pianista Maria Emília Moura Campos. Bacharel em piano pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU - na classe da professora Aracelli Chacon, vem participando de projetos de extensão promovidos pela UFU, como a Ópera Maluquinho de Calimério Soares e Encontros com a Música Brasileira. Ruth Silva foi uma das organizadoras da Orquestra Camargo Guarnieri da UFU e regente na sua estréia. Atualmente, vem desenvolvendo um trabalho de música brasileira com a cantora Vânia Lovaglio.

Vânia Carvalho Lovaglio iniciou seus estudos de canto com o tenor João Décimo Brescia, na FUMA. É bacharel em canto pela Universidade Federal de Minas Gerais e especialista em canto pela Universidade Federal de Uberlândia. Estudou com Vanya Soares e Eladio Pérez-González, na Fundação de Educação Artística de Belo Horizonte, sendo este último seu orientador por vários anos, com o qual trabalhou como professora-assistente nesta Instituição.

Em Uberlândia, Vânia Lovaglio vem coordenando projetos de extensão voltados à valorização da música brasileira, promovidos pela UFU – as óperas infantis Maluqinho de Carlimério Soares, Maroquinhas fru-fru e a Moreninha de Ernst Mahle (infanto-juvenil), a Cantata de Natal de Ricardo Tacuchian, a Homenagem ao centenário de nascimento de Carlos Drummond de Andrade, dentre outros. Doutoranda em História pela UFU, seu tema de pesquisa aborda o movimento de música contemporânea latino-americana realizado em BH.

O “Quarta Erudita” é um projeto da Fundação Clóvis Salgado, que privilegia a música de câmara erudita lírica ou instrumental, contemplando variadas formações instrumentais e estilos distintos. Em 2007, o Palácio das Artes recebeu 32 edições do projeto entre os meses de abril e dezembro. Marcado pela diversidade, com destaque para a música brasileira, o projeto traz a BH, toda semana, grandes nomes da música erudita.

Nenhum comentário: