sexta-feira, 8 de agosto de 2008

‘Turismo de Experiência’ no Circuito das Grutas de MG

Da AGÊNCIA MINAS

Oferecer ao turista uma viagem única e inesquecível ao Circuito das Grutas de Minas Gerais. Com essa proposta, a Secretaria de Estado de Turismo de Minas (Setur) acaba de promover, em Pedro Leopoldo, um encontro de fechamento do Projeto de Roteirização do Circuito Turístico das Grutas, reunindo representantes do poder público, iniciativa privada e entidades ligadas ao turismo. O objetivo foi viabilizar cada vez mais o chamado “Turismo de Experiência”, que propõe uma interação do visitante com a região e seus moradores.

O evento buscou a validação das atividades mapeadas nos municípios que compõem o Circuito das Grutas: Cordisburgo, Lagoa Santa, Matozinhos, Confins, Inhaúma, Pedro Leopoldo, Sete Lagoas, Capim Branco, Jequitibá, Paraopeba, Prudente de Morais e Santana de Pirapama. O levantamento dos roteiros foi feito por uma consultoria contratada pela Setur para mapear atrativos, naturais ou não, para serem usados na formatação de roteiros no circuito, integrados com Belo Horizonte. Desfrutar de oficinas, cavalgadas, palestras, “causos” da região e gastronomia são alguns dos roteiros pesquisados.

Minas Gerais possui 58 circuitos turísticos, dos quais 44 são certificados. Cada circuito é administrado por uma entidade sem fins lucrativos, com autonomia administrativa e financeira, regida por um estatuto, formada por membros da sociedade civil e do poder público, e por um gestor contratado para executar as ações necessárias.

O Circuito das Grutas é composto por 12 municípios e conta com um rico patrimônio ambiental e cultural que inclui mais de 400 cavernas, 120 sítios arqueológicos e 30 paleontológicos.

Nenhum comentário: