domingo, 24 de agosto de 2008

Deputado quer redução de IPVA para motos mais seguras

Da Ascom/ALMG

O deputado estadual Délio Malheiros (PV) defende que as motocicletas que não se envolvam em acidentes no ano, tenham isenção no próximo IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). Para ele, o custo de tratamento de um motociclista acidentado, para o Estado, é muito maior do que o valor arrecadado com IPVA. O coronel Teixeira, do Corpo de Bombeiros de Minas, acrescenta que os carros são mais seguros, mas as estradas ainda são antiquadas, e que o Brasil gasta, anualmente, 10% do Produto Interno Bruto com indenizações e tratamento de vítimas de acidentes de trânsito.

Em Audiência Pública na ALMG, Malheiros criticou também a discrepância entre a alta arrecadação do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT) e a aplicação irrisória dos recursos previstos para campanhas educativas.

Preocupado com a violência do trânsito, o deputado Sargento Rodrigues (PDT), fez um apelo ao presidente da ALMG para colocar em pauta de votação um projeto de lei do deputado Alencar da Silveira Jr., proibindo, definitivamente, a venda de bebidas alcoólicas dentro dos estádios, pelo grande efeito de redução da violência durante os jogos de futebol. Rodrigues considerou também erro gravíssimo do legislador a transferência da competência de multas de trânsito para os municípios. "Apenas 4% dos municípios mineiros têm condições de montar um sistema de fiscalização de trânsito, e mesmo assim, ficam sujeitos ao interesse político dos prefeitos. A Polícia Militar sempre teve melhor estrutura e maior poder coercitivo para disciplinar o trânsito", assegurou o parlamentar.

Nenhum comentário: