terça-feira, 19 de agosto de 2008

Artista catalão faz palestra no Museu da Pampulha

Da Ascom/PBH

O Museu de Arte da Pampulha, em Belo Horizonte, recebe, nesta terça-feira, dia 19, às 20h, o artista plástico Antoni Muntadas, para a palestra “Espaços de Tradução”. O evento, aberto ao público, será no auditório do Museu e tem como objetivo trazer ao público uma reflexão sobre a arte e sua inserção no espaço público e sobre site-specific, ou 'especificidade do lugar', e as mudanças ocorridas neste contexto nas duas últimas décadas. Muntadas discorrerá, ainda, sobre sua produção artística.

A palestra do artista catalão propõe uma jornada através de projetos já realizados por ele em investigações sobre os conceitos de espaços, lugares e suas características físicas, contexto, usos e funções. Esses trabalhos de Antoni Muntadas foram apresentados em diferentes cidades e épocas, como “Yesterday/ Today/ Tomorrow” (exibido em Nova Iorque entre 1976 e 1978) e “On Translation: I Giardini” (Bienal de Veneza, 2005). Os projetos enfatizam memória e história através da percepção e experiência de espaço. As transformações pelas quais os espaços urbanos passam, são, para o artista catalão, elementos usados para construir metáforas e questionar como estes são definidos e percebidos.

Antoni Muntadas é considerado o pai da net.art espanhola e se define como “um tradutor de imagens do que passa no mundo contemporâneo”. Amanhã, 20 de agosto, o artista se reúne, durante todo o dia, com os integrantes do Bolsa Pampulha, programa de concessões de bolsas a artistas em início de carreira, feito pelo Museu de Arte da Pampulha. Muntadas é o terceiro artista integrante da comissão de acompanhamento desta 3ª edição do Bolsa Pampulha.

Nenhum comentário: