quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Prefeitura de BH aproveita biogás de aterro sanitário

Da Ascom/PBH

O prefeito Fernando Pimentel assina, nesta quarta-feira, dia 13, às 11h, em seu Gabinete, contrato de concessão com representantes do Consórcio Horizonte Asja para a exploração do biogás gerado no Aterro Sanitário da Central de Tratamento de Resíduos Sólidos da BR 040. O biogás é decorrente da decomposição do lixo e é composto por mais de 50% de metano, um dos gases que mais contribui para o aquecimento global.

O consórcio foi o vencedor da licitação da Prefeitura para o desenvolvimento do projeto, a instalação e operação de um sistema de captação e queima do biogás. O sistema, que será implantado no Aterro Sanitário da Central de Tratamento de Resíduos Sólidos da BR 040, promoverá a redução da emissão do biogás na atmosfera.

O objetivo, com o projeto, é a obtenção e comercialização das Reduções Certificadas de Emissões (RCEs), nos termos do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo do Protocolo de Quioto. A concessão terá duração de 15 anos, e a previsão é de que sejam produzidas 450 mil RCEs por ano. Essas reduções certificadas serão negociadas no mercado de créditos carbono. A Prefeitura de Belo Horizonte receberá do Consórcio Horizonte Asja um montante de R$ 16 milhões de forma antecipada pela futura comercialização das RCEs.

Nenhum comentário: