sábado, 16 de agosto de 2008

Palácio das Artes apresenta ‘Cefar Concerto’

A Fundação Clóvis Salgado promove, hoje e amanhã, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, o “CEFAR Concerto”, uma série de apresentações dos alunos do Centro de Formação Artística, com muita música e dança. Os espetáculos, que representam uma chance para toda a família conhecer os jovens talentos da Fundação Clóvis Salgado, acontecem no Grande Teatro, neste sábado, 16, às 21h, e amanhã, 17, às 19h, com a entrada custando apenas R$ 1,00.

Nos dois dias de concerto, o público poderá conferir as apresentações de diversos grupos do CEFAR, como o Ballet Jovem Palácio das Artes, Coral, Coro Feminino e Grupo de Choro do CEFAR e os bailarinos formandos do Curso de Dança 2008. Eles prometem encantar a platéia com um repertório que vai de Villa-Lobos, Tom Jobim e Milton Nascimento a Led Zeppelin.

Criado em 2002, o “Cefar Concerto” conta, hoje, com direção de Patrícia Avellar Zol e recebe criações de diferentes autores clássicos e populares, e ainda, investe nas criações dos próprios alunos e professores. O objetivo do programa é oferecer aos alunos a oportunidade de se apresentarem em obras consagradas ou em suas próprias criações, como co-autores. Os alunos são responsáveis pela seleção do repertório, interpretação, composição de trilhas, elaboração de arranjos, figurinos, coreografias e seleção de elenco.

O desejo de estreitar o diálogo entre as áreas de Dança, Música e Teatro vem se consolidando a cada edição anual do projeto e somando novos alunos, ex-alunos, professores, técnicos e artistas convidados, sempre trabalhando nesta direção. O sucesso deste projeto impulsiona o constante aprimoramento do diálogo e a transversalidade do conhecimento, das habilidades e do ensino, permitindo a todos os envolvidos, experimentar, com ousadia, o seu fazer artístico.

O CEFAR foi criado em 1986 e é constituído pelas escolas de Música, Dança e Teatro. Anualmente, cerca de 350 alunos recebem conhecimentos e experiências artísticas e pedagógicas profissionalizantes, de aproximadamente 60 professores.

O objetivo do Centro é a formação de profissionais competentes, com elevado potencial crítico, comprometidos com a transformação e a divulgação da arte e da cultura. O resultado dessa proposta fica evidente diante do número expressivo de artistas que freqüentaram os cursos e, atualmente, integram elencos teatrais, companhias de dança, orquestras ou fazem trabalhos para cinema e TV em todo o País e também no exterior.

Nenhum comentário: