sábado, 9 de agosto de 2008

MG quer se destacar na produção de vinhos finos

Da AGÊNCIA MINAS

Minas Gerais tem potencial para participar, em breve, do grupo de estados que produzem vinhos finos no Brasil. Depois de sair, em pouco mais de 10 anos, de uma condição inexpressiva no cultivo de uvas, as propriedades mineiras alcançam um plantio de quase mil hectares com videiras. Contribuem para este salto as pesquisas feitas pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas (Seapa), informa César Augusto de Oliveira Fabrino, coordenador do Núcleo Tecnológico Epamig Uva e Vinho em Caldas, na região Sul do Estado.

Segundo Fabrino, “ao mesmo tempo em que aumenta a sua atuação na área da produção de uvas e vinhos, o núcleo tecnológico incentiva o conhecimento desses produtos, a fim de atender à nova realidade”. Um passo importante é o Programa “Iniciação ao Vinho e à Degustação”, que será realizado neste sábado, dia 9, e no dia 13 de setembro próximo, nas instalações do núcleo, em Caldas, com a participação de estudantes e profissionais da área de alimentos e gastronomia, além de interessados em se iniciar no campo da degustação.

A enóloga Marite Carlin Dal’Osto, da Epamig, vai contar a história do vinho e falar sobre as variedades de uvas, além de explicar sobre a fabricação, conservação e benefícios do vinho para a saúde. Sua apresentação ainda inclui degustação e harmonização, explicações sobre rótulo e, para completar, dados relativos aos insumos, como garrafa, rolha e outros.

César Fabrino informa que os participantes do programa de iniciação ao vinho e à degustação terão a oportunidade de se informar também sobre o trabalho de pesquisa que o Núcleo Tecnológico Epamig Uva e Vinho vem desenvolvendo para aprimorar a fabricação de vinhos no Estado, com ênfase nos produtos finos. “Queremos transformar esses cursos em programas regulares, com a abordagem de temas variados sobre o cultivo de uvas e a produção de vinhos. Assim, dentro de algum tempo teremos uma confraria constituída de pessoas em condições de formar opinião a respeito desses segmentos”.

Minas Gerais deve produzir este ano cerca de 13 mil toneladas de uvas, incluindo para consumo in natura e para produção de vinhos, o que represente um acréscimo de 10% em relação ao ano anterior. Os principais produtores são os municípios de Pirapora, Lassance (ambos no Norte de Minas), Andradas e Caldas (Sul de Minas).

Os interessados em participar do Programa Iniciação ao Vinho e à Degustação, que será realizado em 13 de setembro, no Núcleo Tecnológico Epamig Uva e Vinho, em Caldas, podem se inscrever até o dia 9 de setembro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (35) 3735-1101 e e-mail: fecd@epamig.br .

Nenhum comentário: