sábado, 16 de agosto de 2008

Centro Cultural de BH recebe Encontro de Capoeiristas

Da Ascom/PBH

Neste sábado, dia 16, das 13h às 18h, o Centro Cultural Vila Santa Rita (rua Ana Rafael dos Santos, 149, Vila Santa Rita), na Capital mineira, recebe o 16º Encontro de Capoeiristas de Belo Horizonte e Contagem, promovido pelo Mestre Capoeirista Tito. O evento tem o objetivo de proporcionar a integração e a construção da cidadania por meio do apoio e da divulgação das ações de arte e cultura na periferia. A ação é concentrada sobretudo na capoeira que, no dia 15 de julho último, foi instituída pelo Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio cultural imaterial do Brasil.

A programação tem início às 13h com a “Roda de Criança”. Em seguida, às 14h, haverá apresentação dos convidados e patrocinadores do encontro. A atração das 15h é a troca de graduação dos alunos do Grupo de Capoeira Santa Rita Social, fundado em 1990, sob coordenação do Mestre Tito. Às 16h, a atração é o grupo Maculelê, que integra o Projeto Paratodos, composto por homens, mulheres e crianças, sob orientação do graduado Jabuti, integrante da Fundação Internacional de Capoeira Artes das Gerais.

O Maculelê é uma dança incorporada à prática da capoeira na qual os componentes, com os corpos pintados e trajando saias, batem seus bastões ao ritmo do atabaque e de cânticos em linguagem popular. Movimentam-se em forma de roda, numa dança contagiante e envolvente. Às 17h, a “Roda Livre” encerra as atividades desse Encontro de Capoeiristas.

O Centro Cultural Vila Santa Rita, inaugurado pela Prefeitura de BH, em junho, está localizado num grande conjunto habitacional surgido na década de 90, no Barreiro. Uma característica marcante do Centro de Cultura é a influência da cultura negra, devido à presença majoritária de população afro-descendente na região. Essa característica ficou evidente nos encontros de mobilização para a implantação do Centro Cultural, com a presença de grupos musicais ligados às matrizes africanas, hip hop e capoeira.

Nenhum comentário: