terça-feira, 19 de agosto de 2008

Thiago de Mello é o convidado do ‘Sempre Um Papo’

Um dos mais importantes e reconhecidos poetas da atualidade, o amazonense Thiago de Mello é o convidado especial da edição desta terça-feira, dia 19, do Projeto “Sempre Um Papo”, que sempre traz a Belo Horizonte os mais expressivos nomes das letras. No evento de hoje, a partir das 19h30min, no auditório da Cemig (Av. Barbacena, 1.200 – Santo Agostinho), o autor do mundialmente conhecido “Estatutos do Homem” vai autografar sua obra completa que também trata da “importância da preservação ambiental, pedaço mais lindo e verde do planeta. Thiago de Mello vai aproveitar para fazer uma palestra, discorrendo sobre “A literatura e o Papel do escritor numa sociedade em Crise”, num um bate-papo sobre a perda de valores dos homens e sua apatia perante a grave situação da Amazônia. A entrada é franca e serão aceitas doações de livros para o projeto “Biblioteca Sempre Um Papo”.

Exilado durante o regime militar, ao voltar para o Brasil, o poeta foi morar no lugar em que nasceu, no meio da floresta amazônica. Thiago preferiu ficar encravado no meio da mata a ir estudar no exterio, e diz estar lá “para aprender, diariamente, com a floresta e com o homem que faz dela seu meio de vida”. Segundo o escritor, “é papel dos artistas e intelectuais trabalharem para minimizar os imensos danos causados à Amazônia, pois ainda é possível construir uma sociedade humana e justa”.

Em meio a um atual discurso por parte das organizações sobre a preservação do meio ambiente, é um consolo saber de uma pessoa que se destaca na literatura, com grande conhecimento sobre a realidade do desmatamento na Amazônia, ainda se dedica a escrever sobre o assunto. Com cinco livros lançados sobre isso, aos 82 anos de idade, Thiago de Mello não mede esforços para chamar os indivíduos a fazerem sua parte para salvar o meio ambiente e reverter o momento atual de apatia e indiferença.

Nenhum comentário: