quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Confins treina pessoal para salvamento em aeronaves

Desde a última segunda-feira, dia 25, a Superintendência do Aeroporto Tancredo Neves, em Confins, por intermédio da sua Gerência de Segurança, promove até amanhã, dia 26, um Curso de Formação do Corpo de Voluntários de Emergência (C.V.E.). Este curso, para 80 empregados da comunidade aeroportuária, é ministrado pelos bombeiros do próprio aeroporto – funcionários da Infraero -, visa aperfeiçoar seus procedimentos de segurança e capacitar seus empregados e parceiros nas modernas técnicas de primeiros socorros e salvamento em aeronaves.

O conteúdo do curso, que abrange as mais diversas e imprescindíveis matérias curriculares nessa área (teoria e prática), é o seguinte: afogamentos, hemorragias, ferimentos, estado de choque, inconsciência da vítima, recuperação cardio-respiratória, respiração boca-a-boca, queimaduras, traumatismos em geral e transporte das vítimas. Os voluntários aprendem a lidar com as situações que possam colocar em risco a população aeroportuária, como tripulantes, passageiros e demais usuários.

Além disso, amanhã, dia 29, a partir das 11h45min, haverá um teste de avaliação e um exercício simulado de acidente aeronáutico completo, com fogo real e “vítimas”, no próprio Aeroporto Tancredo Neves, para aferição do aprendizado dos alunos. Este exercício, feito anualmente, visa avaliar os ceveanos recém-formados e também atender às normas de segurança, aferir a infra-estrutura oferecida pelo aeroporto em caso de acidente aeronáutico, além de ser uma exigência dos órgãos normativos nacionais (ANAC) e internacionais (ICAO) de aviação civil.

Nenhum comentário: