quinta-feira, 28 de agosto de 2008

MG vai investir R$ 500 mil em pesquisas educacionais

Da AGÊNCIA MINAS

Edital conjunto da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) e Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais (SEE MG) vai disponibilizar R$ 500 mil para pesquisas na área da educação.

O lançamento dessa inédita parceria foi ontem, dia 27, durante solenidade no auditório da Fundação, em Belo Horizonte, e que contou com a presença da secretária estadlual da Educação de Minas, Vanessa Guimarães, reitores, gestores da área de Ciência e Tecnologia e pesquisadores.

O objetivo do edital é financiar projetos de pesquisa em educação que tenham como meta a análise das políticas públicas de Minas Gerais. "Estamos partindo da premissa de que educação juntamente com ciência, tecnologia e inovação são pilares fundamentais para o desenvolvimento sustentável de uma nação", justificou o presidente da Fapemig, José Geraldo de Freitas Drumond.

O diretor científico Mario Neto Borges completa: "Com essa iniciativa, a Fundação apóia a Secretaria Estadual de Educação, e convida os cientistas mineiros a pesquisarem, com base no rico acervo da Secretaria, novas e eficazes formas de contribuir para o avanço da educação fundamental e média em Minas Gerais”, completou o diretor científico, Mário Neto Borges.

O edital tem cinco linhas temáticas: ensino fundamental; ensino médio; educação profissional; educação especial; e educação de jovens e adultos. A proposta é que os pesquisadores utilizem o banco de dados da Secretaria de Educação para subsidiar seus projetos. Os projetos contemplados terão prazo de execução de 12 meses.

Também desde ontem, es disponibilizado, via internet, o edital com as informações para submissão de projetos. As propostas deverão ser encaminhadas no formato eletrônico, por meio do aplicativo AgilFAP (www.fapemig.br/agilfap).

Informações complementares podem ser obtidas na Central de Informações da Fapemig, no endereço ci@fapemig.br.

Nenhum comentário: