terça-feira, 19 de agosto de 2008

Ministro do Turismo faz reunião em Minas Gerais



Da Ascom/SETUR

O ministro do Turismo, Luiz Barreto, reuniu-se ontem, segunda-feira, em Belo Horizonte, com a secretária de Estado do Turismo de Minas, Érica Drumond, para um balanço dos projetos em parceria e dos investimentos feitos no Estado, contemplando o segmento turístico mineiro. Segundo o Ministério do Turismo, foram investidos em Minas Gerais mais de R$ 300 milhões desde 2003. “Somente para 2008, estão previstos R$ 70 milhões”.

Um dos principais assuntos do encontro na Setur/MG (foto José Carlos Paiva/Secom MG), foi a Copa do Mundo de 2014. “Minas Gerais possui capacidade para receber seleções e equipes para concentração e treinamento alguns meses antes dos jogos em destinos dotados de infra-estrutura turística, como hotelaria, aeroportos regionais e facilidade de acesso. Então, além de pleitear jogos de abertura ou final, estamos falando em movimentar o Estado, mesmo em cidades que não receberão jogos”, ressaltou a secretária Érica Drumond

De acordo com o ministro Luiz Barreto, para a Copa do Mundo de Futebol há um projeto de investimentos específico, baseado num diagnóstico da Fundação Getúlio Vargas nas 18 cidades que concorrem para ser sede dos jogos. “É pleito geral dos governadores de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo receber jogos de abertura e final, mas quem decide é a FIFA, e essa decisão sai até março de 2009. O que podemos dizer é que o Mineirão é um excelente estádio de futebol, que ainda receberá investimentos, inclusive de acesso. A Capital mineira vive um momento importante, como grande centro de eventos e pólo de negócios, inclusive com a ampliação dos vôos internacionais. Os turistas da Copa terão muitos dias de circulação, já que os jogos acontecerão apenas quarta-feira e domingo”, ressaltou o ministro.

Quanto à aviação, a secretária Érica Drumond lembrou que na próxima sexta-feira, dia 22, entra em operação a rota aérea Cidade do Panamá-Belo Horizonte. “Estamos trabalhando para que o Aeroporto Internacional Tancredo Neves seja um hub estratégico. O Governo de Minas entende que Confins é um aeroporto nacional e internacional e que a Pampulha tem grande destaque com a aviação regional”, ressaltou. O ministro confirmou a observação da secretária, dizendo que o turismo interno só é forte se a aviação regional é forte. “Minas Gerais tem tudo para ser um grande laboratório da aviação regional”, reforçou Luiz Barreto.

Com a nova rota da Copa Airlines, Minas Gerais estará interligada a outros 36 destinos operados pela companhia aérea, com conexão média de uma hora às principais cidades da América do Norte, como Orlando, Los Angeles, Miami, Nova Iorque, além do Caribe e outros importantes centros da América Latina.

Outras duas rotas internacionais previstas para setembro deste ano, a serem operadas pela TAM, ligando Belo Horizonte a Paris e a Miami, também foram abordadas durante a visita. Os novos vôos serão internacionalizados no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, sete dias da semana, em aeronaves Airbus A320.

Nesta terça-feira, dia 19, às 8h30min, a Setur/MG e a Fundação Dom Cabral promovem, no BH Convention & Visitors Bureau (Av. Brasil, 1.666 – 15º andar), a primeira reunião de representantes do trade turístico de Minas Gerais para elaboração de um diagnóstico do turismo de negócios e eventos nos principais pólos mineiros. A iniciativa integra as ações do Projeto Estruturador Destinos Turísticos Estratégicos, da Secretaria de Estado de Turismo de Minas, que prevê o fortalecimento da cadeia produtiva do segmento por meio da criação de uma rede de serviços com foco na vocação econômica dos destinos envolvidos (Belo Horizonte, Ouro Preto, Juiz de Fora, Araxá e Uberlândia).

O objetivo é a coleta de informações sobre o turismo de negócios e eventos para que seja elaborado um diagnóstico, a ser apresentando em setembro próximo, levando-se em consideração as potencialidades, restrições e possíveis gargalos que possam dificultar a construção da rede. Estarão envolvidos profissionais dos espaços de eventos, meios de hospedagem, Conventions & Visitors Bureaux, organizadores de eventos, agentes de viagens, alimentação e meios de transporte, além da Setur, que atua como articuladora da rede.

Outras sete reuniões serão feitas, mobilizando a Federação Mineira de Conventions & Visitors Bureaux; o Sindicato das Empresas de Promoção, Organização e Montagem de Feiras, Congressos e Eventos do Estado de Minas Gerais (Sindiprom); Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC); Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Minas Gerais (Abrasel); Companhia Mineira de Promoções – Prominas e a Associação Brasileira das Agências de Viagens de Minas Gerais (ABAV).

Nenhum comentário: