sábado, 30 de agosto de 2008

Prefeitura de Belo Horizonte alerta e trata tabagistas

Da Ascom/PBH

No Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado ontem, dia 29, a PBH, em parceria com a Comissão de Controle do Tabagismo, Alcoolismo e Uso de Outras Drogas da Associação Médica de Minas Gerais, promoveu panfletagem educativa no Terminal Rodoviário da Capital mineira, para alertar os passageiros para os perigos do fumo.

Este ano, o tema sugerido pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) é “Ambientes 100% livres de fumo: um direito de todos”. O intuito é alertar a sociedade sobre “a importância dos ambientes fechados, públicos e privados serem 100% livres do tabaco”. De acordo com o Inca, “não é possível separar áreas para fumantes nestes ambientes, pois não há nenhum sistema de ventilação que impeça a fumaça de se espalhar”. Além disso, “estudo do Inca indica que, a cada dia, pelo menos sete brasileiros morrem por doenças provocadas pela exposição passiva à fumaça do tabaco”.

Em Belo Horizonte, 18 Centros de Saúde das regiões Centro-Sul, Noroeste, Norte, Nordeste, Leste, Barreiro e Oeste estão iniciando o tratamento do tabagismo para moradores de suas áreas de abrangência. A proposta da iniciativa é acompanhar os fumantes, por meio de grupos terapêuticos com duração de um ano. Além disso, nos casos indicados, o paciente terá acesso à medicação de apoio.

Considerada a terceira causa evitável de morte no mundo, superada apenas pelo tabagismo ativo e o alcoolismo, o tabagismo passivo é a exposição de não-fumantes ao ambiente poluído pelo fumo. Cerca de 60% das pessoas que não fumam são fumantes passivos. Entre os profissionais mais prejudicados pelos ambientes onde o fumo é permitido estão os trabalhadores de bares, restaurantes e boates. Cada jornada destes profissionais corresponde ao consumo de quatro a 10 cigarros.

Somente a heroína, cocaína e crack viciam mais do que a nicotina. O fumo possui cerca de cinco mil substâncias tóxicas e provoca aproximadamente 100 doenças diferentes, como doenças cardiovasculares, pulmonares e vários tipos de câncer.

Nenhum comentário: