quinta-feira, 14 de agosto de 2008

‘Movimento BH pelo Parto Normal’ debate cesarianas

Da Ascom/PBH

O “Movimento BH pelo Parto Normal” participa, nesta quinta-feira, dia 14, às 9h30min, de uma audiência pública no plenário Helvécio Arantes, da Câmara Municipal de Belo Horizonte (Av. dos Andradas, 3.100, Santa Efigênia), para discutir a epidemia do parto por cesariana e suas conseqüências. A audiência foi convocada pela Comissão de Saúde e Saneamento da Câmara Municipal.

Com a audiência, o Movimento pretende sensibilizar entidades médicas, profissionais da saúde, universidades, Conselhos Regionais de Medicina e Enfermagem, entre outros, para os benefícios do parto normal. A idéia é implementar práticas de acompanhamento das atividades de saúde baseadas em evidências científicas para o controle do índice de cesariana e redução das cesarianas desnecessárias.

O Movimento BH pelo Parto Normal é uma iniciativa da Comissão Perinatal da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, que promove diversas ações de qualificação da assistência obstétrica e neonatal na cidade, desde o pré-natal, assistência ao parto e cuidado intensivo neonatal. Participam do Movimento cerca de 30 entidades parceiras comprometidas com a proposta de redução das taxas de cesariana, promoção do parto normal e da saúde materna e infantil em Belo Horizonte.

De 19 a 23 deste mês de agosto, a PBH promove, na Capital mineira, o I Seminário BH pelo Parto Normal. O objetivo é “promover uma discussão pautada por evidências científicas sobre os determinantes das altas taxas de cesariana, o aumento da prevalência da prematuridade e do baixo peso ao nascer, e a elevadas taxas de mortalidade materna e neonatal”.

Nenhum comentário: