sábado, 23 de agosto de 2008

André Mehmari lança ‘...De Árvores e Valsas’ em BH



Depois de apresentar seu mais recente trabalho em São Paulo, o pianista, André Mehmari, lança o CD “De Árvores e Valsas”, às 21h deste sábado, dia 23, no Teatro Sesiminas (rua Padre Marinho, 60 – Santa Efigênia), em Belo Horizonte.

Atento aos diálogos musicais e à diversidade, o jovem autodidata, nascido, há 31 anos, em Niterói (RJ), e criado em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, não se espanta com o fato de poder unir em sua obra, por exemplo, Nelson Cavaquinho e Monteverdi, “apartados por 500 anos de história”. Para Mehmari (foto/Divulgação), que já teve peças encomendadas por grupos, como OSESP, OSB (cerimônia de abertura dos Jogos Pan-americanos) e Quinteto Villa-Lobos, “os divisores existem, mas se tornam transponíveis no momento em que há alma grande e amor pelos estilos”. Tanto ele pensa assim que, em "... De Árvores e Valsas", as 17 canções parecem, ao sabor dos ventos rítmicos, seguir exatamente a fluência dos seus dedos e idéias diversas.

Reverenciado por grandes músicos nacionais e internacionais e comparado aos mestres Egberto Gismonti e Hermeto Pascoal, André, que, nesse CD, toca dezenas de instrumentos, dentre os quais, piano, cravo, baixo elétrico, flauta, clarinete, violino e acordeon, não está sozinho nesse trabalho. Além de ter contado com as vozes de Mônica Salmaso, Sérgio Santos e Zé Miguel Wisnik, os instrumentistas Teco Cardoso, Gabriele Mirabassi, Sérgio Reze, Neymar Dias e Zé Alexandre Carvalho criaram com Mehmari uma linguagem absolutamente competente.

No roteiro do disco e na cadência da valsa, músicas inéditas, com exceção de "Eternamente", gravada no CD 'Lachrimae' (2004). Sem concessões comerciais e a combinação de espontaneidade com sofisticação, "... De Árvores e Valsas" assimila influências da música erudita e popular. "Um Anjo Nasce", "Os Amores Difíceis", "Modular Paixões", "Veredas", "Ná!", "Aria" e "Ouro Preto" são algumas das canções deste disco. Antes, porém, Mehmari já participou de vários projetos fonográficos como arranjador, pianista e produtor. Dos trabalhos que ele considera solo estão 'Visa 98', 'Canto', 'Lachrimae', CD e DVD 'Piano e Voz', com Ná Ozzetti, 'Contínua Amizade', com Hamilton de Holanda e 'Beatles Piano Solo'.

Nenhum comentário: