segunda-feira, 18 de agosto de 2008

‘BH, a cidade de cada um’ tem mais 3 lançamentos

A coleção “BH, a cidade de cada um” lança, pela Conceito Editorial, mais três “roteiros de viagem” pelas ruas, bairros e espaços da cidade para “desvendar sua geografia, alma, sabor e cores”. Desta vez, os “gruías” são Alberto Villas, lançando “Carmo”; Jorge Fernando dos Santos, “Caiçara”; e Lúcia Helena Monteiro Machado, “Lourdes” – logo mais, às 19h30min, nos jardins internos do Palácio das Artes (Av. Afonso Pena), no Centro da Capital mineira.

Com a proposta de se aventurar na memória afetiva de Belo Horizonte pelo olhar de seus melhores cronistas, a coleção foi criada em 2004, idealizada pelos jornalistas José Eduardo Gonçalves e Sílvia Rubião. Ela é uma importante forma de registrar lugares e referências que já desapareceram ou sofreram profundas transformações. Estas edições contam com o patrocínio da Prossegur, da Gasmig e da CBMM, através dos recursos das Leis Federal e Municipal de Incentivo à Cultura.

Também fazem parte da coleção os seguintes títulos: “Lagoinha”, de Wander Piroli, “Mercado Centra”l, de Fernando Brant, “Estádio Independência”, de Jairo Anatólio Lima, “Rua da Bahia”, de José Bento Teixeira de Salles, “Fafich”, de Clara Arreguy, “Parque Municipa”l, de Ronaldo Guimarães, “Praça Sete”, de Ângelo Oswaldo de Araújo Santos, “Livraria Amadeu”, de João Antonio de Paula, “Sagrada Família”, de Manoel Lobato, “Pampulha”, de Flávio Carsalade, e “Cine Pathé”, de Celina Albano.

Além dos livros, outra ferramenta importante de resgate dessa memória é o site www.bhdecadaum.com.br. Nele, o público pode conhecer melhor a coleção, ler crônicas inéditas sobre a cidade, sugerir assuntos e até escrever a sua própria história.

Nenhum comentário: