segunda-feira, 18 de agosto de 2008

MG comemora o ‘Dia Nacional do Campo Limpo’

Da AGÊNCIA MINAS

O Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev) promove, em parceria com Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), diversos eventos em Minas para celebrar, neste 18 de agosto, o Dia Nacional do Campo Limpo, comemorado pela primeira vez como data oficial do calendário brasileiro. A data comemorativa foi criada em 2005 pelo Inpev e institucionalizado pela Lei nº 11.657/08, sancionada pelo Presidente Lula, em abril deste ano.


Até o próximo dia 22, oito centrais de recebimento de embalagens vazias em Minas Gerais vão promover atividades com toda a comunidade, para comemorar o dia de conscientização ambiental no meio rural e os resultados do sistema de destinação final, além de integrar elos da cadeia produtiva agrícola (agricultores, distribuidores, indústria fabricante e o poder público) em prol da natureza.

Representantes das centrais de Patrocínio, São Joaquim de Bicas, São Sebastião do Paraíso, Três Pontas, Uberaba, Manhuaçu, Pouso Alegre e Unaí irão até as escolas para promover palestras educativas e outras atividades relativas à destinação final, com o objetivo de ampliar a consciência ambiental das novas gerações. A programação das unidades de Patrocínio e São Joaquim de Bicas inclui também palestras em universidades.

Farão parte das atividades, concursos de desenho para as crianças, com o tema “Como preservar o meio ambiente no campo”, e de redação sobre “A agricultura na minha cidade” para os jovens. Os dois concursos serão promovidos pelas centrais de Patrocínio, São Joaquim de Bicas, Uberaba e Unaí. Os municípios de Pouso Alegre e Três Pontas promovem somente os concursos de desenho, e o de São Sebastião do Paraíso, o de redação.

Já na sexta-feira, dia 22, acontecerá o “Portas Abertas” no qual a comunidade poderá conhecer, na prática, todas as etapas da destinação final de embalagens vazias de agrotóxicos dentro das instalações das centrais, onde haverá atividades educativas para os visitantes.

Atualmente, Minas conta com 11 centrais e 44 postos de recebimento de embalagens. As centrais que receberam o maior volume no ano passado e no primeiro semestre deste ano foram as de Patrocínio, Uberaba e Unaí. O Estado foi o quarto que mais devolveu embalagens vazias de agrotóxicos em 2007, totalizando 2,021 toneladas. Nos primeiros sete meses deste ano, Minas encaminhou para o destino final (reciclagem ou incineração) 1,2 mil toneladas de embalagens vazias, volume que representa um crescimento de 4,6% em relação ao mesmo período no ano passado.

Nenhum comentário: