domingo, 3 de agosto de 2008

Saúde do idoso preocupa autoridades mineiras

Da AGÊNCIA MINAS

Medidas como a implantação das linhas guias e protocolos, o lançamento da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa e o Programa Mais Vida são algumas das ações públicas com que o Estado tem qualificado para atendimento aos mineiros com 60 anos de idade ou mais. “Todo cidadão tem direito ao acesso a serviços adequados às necessidades de saúde individuais e coletivas. É neste contexto que um novo olhar volta-se para a Saúde do Idoso como uma das atuais prioridades das Políticas Públicas de Saúde.”, avaliou Eliana Bandeira, coordenadora estadual de Atenção ao Idoso.

Somente no ano passado, foi feito acompanhamento e avaliação do Programa de Doença de Alzheimer, com atendimento de 5.225 idosos portadores de Doença de Alzheimer. Também atendendo solicitação do Ministério Público Estadual, foi elaborado um relatório técnico para vistoriar instituições de internação de idosos.

Além disso, segundo Eliana Bandeira, “a integração junto às universidades tem sido conseguida com a organização de simpósios, mutirões com atendimentos de pacientes e participação em congressos, conferências, palestras, aulas e reuniões técnicas”.

Nenhum comentário: