quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Parque de BH oferece mais um ‘Quarta-Crescente’

Da Ascom/PBH

Aliar a astronomia com questões ambientais. É com esse intuito que o Parque Ecológico da Pampulha (Av. Otacílio Negrão de Lima, 6061 – no Marco Zero da Lagoa) abre suas portas nesta quarta-feira, dia 6, para mais uma edição do Projeto Quarta-Crescente. A iniciativa da PBH é uma forma de estimular novas formas de ver o mundo e repensar sobre a atual forma de ocupação humana do planeta.

Além de conhecer mais sobre o sistema solar e outras curiosidades sobre estrelas e planetas, os visitantes têm acesso a telescópios, laboratórios interativos e palestras informativas, em atividades que aliam o lazer à pesquisa e à ciência. Haverá observações astronômicas monitoradas – Lua, Júpiter, Caixinha de Jóias (aglomerado aberto de estrelas), Ômega Centauro (aglomerado fechado de estrelas), entre outros – e aulas com recursos multimídia sobre o eclipse lunar que acontecerá no dia 16 deste mês de agosto. Com atividades a cargo de professores, técnicos e monitores, também haverá laboratórios interativos sobre como a física explica os fenômenos observados em um eclipse, além das sessões de planetário, com o tema “As estrelas da bandeira brasileira: uma iniciação ao reconhecimento de constelações e estrelas e seus movimentos no céu”.

O Projeto Quarta-Crescente é uma parceria da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte (FZB-BH) com o Grupo de Astronomia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). As atividades são abertas ao público, das 18h30min às 21h30min, sem necessidade de agendamento prévio, excetuando-se as sessões de planetário, às 18h30min, 19h30min e 20h30min, que devem ser marcadas com antecedência, sendo 60 vagas para escolas e 30 para o público em geral.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3277-7439 e/ou pelo site www.pbh.gov.br/zoobotanica .

Nenhum comentário: