sábado, 1 de novembro de 2008

Projeto Teia vai conectar os municípios mineiros

Da AGÊNCIA MINAS

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alberto Duque Portugal, apresentou, durante o recente Congresso Municipal de Gestores Eleitos, no Minascentro, em Belo Horizonte, o Projeto Tecnologia, Empreendedorismo e Inovação Aplicados (Teia). O objetivo do Governo do Estado é criar e capacitar contínua e gratuitamente, equipes de operadores da infra-estrutura WEB 2.0 para utilizar as ferramentas de interação em redes sociais, baseadas na internet, para promover a inovação e facilitar negócios em todo o Estado.

Durante a sua apresentação, o secretário adiantou que a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas (Sectes), em pareceria com a Associação Mineira dos Municípios (AMM), vai criar uma rede de relacionamentos entre os municípios, baseada na internet. O intuito é facilitar a comunicação entre eles, buscar soluções conjuntas para áreas comuns – saúde, educação, meio-ambiente, transporte – e levar a inovação para o Interior do Estado. "Discutimos essa idéia com o presidente Celso Cota, e já agendamos uma reunião para a próxima semana, quando vamos debater a formação dessa rede", afirmou.

Alberto Portugal lembrou que o Estado vem dando condições para que municípios, empresários e associações utilizem as ferramentas disponíveis, gratuitamente, na internet, para otimizar suas ações. "O Governo de Minas levou a telefonia celular a todos os municípios mineiros. Isso significa que estamos todos potencialmente conectados à internet. Com o auxílio da tecnologia da WEB 2.0, temos ampliadas as possibilidade de participar da economia global e promover o desenvolvimento de Minas Gerais".

Além da prestação de serviços de apoio às empresas, as equipes treinadas pelo Teia formarão jovens empreendedores, como operadores para atender os municípios. Capacitados continuadamente, esses jovens atuarão junto a pequenas e médias empresas, autarquias, órgãos públicos, instituições de ensino, sindicatos e associações, auxiliando-as a tirar proveito da infra-estrutura tecnológica disponível para atingir seus objetivos.


O Teia é um projeto financiado com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), e foi concebido dentro de três conceitos fundamentais: a WEB 2.0, o conceito de troca de informações e a colaboração de internautas por meio de sites e serviços virtuais; a "Economia do Grátis", termo criado pelo editor da revista “Wired”, Chris Anderson, que mostra que a idéia de oferecer um produto ou serviço gratuitamente já está bem difundida com resultados concretos; e a "Economia da Colaboração" por meio de redes sociais.

Para mais informações e para realizar o cadastro no projeto, os interessados devem acessar o endereço www.teia.mg.gov.br ou fazer contato pelo telefone (31) 3247-2073.

Nenhum comentário: