terça-feira, 4 de novembro de 2008

Pedro David lança catálogo fotográfico em BH

Nesta terça-feira, dia 4, o fotógrafo Pedro David participa de um bate-papo com o público, e lança, em Belo Horizonte, o catálogo de sua exposição”Rota: Raiz”, selecionada pelo Edital Artes Visuais 2008 da Fundação Clóvis Salgado. A exposição fica aberta até o dia 6 deste mês. O encontro com o público será logo mais, às 19h, no Espaço Mari´Stella Tristão, no Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1.537), e a entrada é franca.

A exposição revela uma coleção de fotografias em inúmeras viagens do fotógrafo pelas estradas do Norte de Minas Gerais, uma área que ainda abriga tradições culturais já desaparecidas em outras regiões do Brasil. “Os vales do Jequitinhonha, do Mucuri, do São Francisco, e o Norte de Minas Gerais são algumas das regiões que visitei, recorrentemente, nos últimos cinco anos. Em cada uma delas, passei por diversos lugares, ocupado em dar corpo a imagens de históricas contadas por meus pais, que existiam apenas em meus pensamentos”, conta o artista. Depois de Belo Horizonte, “Rota: Raiz” segue para o Centro Municipal de Fotografia de Montevideo, no Uruguai, onde fica exposta de 12 de dezembro próximo, a 13 de fevereiro de 2009.

Mineiro de Santos Dumont, Pedro David formou-se em jornalismo pela PUC Minas, e cursou pós graduação em artes plásticas e contemporaneidade na Escola Guignard. Desde 1997, trabalha como fotógrafo autônomo, e, em abril de 2008, publicou, juntamente com os colegas João Castilho e Pedro Motta, o livro “Paisagem Submersa” (Editora Cosac Naify). Nele, os artistas fazem uma interpretação sobre o processo de mudança de comunidades atingidas pelo lago de uma usina hidrelétrica no Vale do Jequitinhonha. Durante as viagens para esse projeto, Pedro David começou a desenvolver a série “Rota: Raiz”, um documentário imaginário sobre a vida no sertão contemporâneo e sua relação com este universo.

O artista tem participado de diversos salões de Arte Contemporânea, no Brasil, como o 9٥ e 10º Salão Nacional Victor Meirelles, em Florianópolis; 59º Salão de Abril, em Fortaleza; 11º Salão Paulista, em São Paulo; e 25º Arte Pará, em Belém. Além disso, Pedro David participa, regularmente, de mostras individuais e coletivas no Brasil e no exterior, como a Cinquième Biennale Internationale de la Photographie et des Arts Visuels de Liège, na Bélgica.

Nenhum comentário: