sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Minas e Lombardia assinam acordos de cooperação



Da AGÊNCIA MINAS

O governador Aécio Neves e o presidente da Lombardia, Roberto Formignone (foto/Soraya Ursine), acabam de assinar, em Milão, na Itália, protocolos de intenções entre Minas Gerais e a Província da Lombardia. A finalidade de tais acordos de cooperação é o intercâmbio de informações e desenvolvimento de projetos conjuntos nas áreas de saúde, políticas sociais, desenvolvimento econômico, esportes, bioenergia e logística de transporte.

“As notícias do profissionalismo e da eficiência da gestão do Estado de Minas Gerais que o governador Aécio Neves realizou já chegaram à Itália. Sei do esforço que o governo tem feito para melhorar, visando as áreas sociais, e isso já surtiu efeitos elogiáveis”, elogiou Formignone, durante o evento.

Para colocar em prática os acordos assinados, Minas Gerais e a Lombardia formarão um grupo de coordenação para gerenciar as ações de colaboração, monitorando e avaliando os projetos em andamento. O grupo coordenador será composto por representantes mineiros e italianos, podendo ser integrado por especialistas.

Entre os acordos, o principal foi em relação à troca de experiências nos trabalhos de urgência e emergência na saúde. A Lombardia tem um dos melhores sistemas de logística e atendimento nesse setor em toda a Europa.

“A maior preocupação da população de qualquer parte do mundo é sempre a saúde. Considero fundamental a troca de experiências, técnicas específicas de formação de mão-de-obra no setor. Queremos agregar os esforços de Minas às experiências de outros países na área social”, disse Aécio Neves.

O presidente da Lombardia ainda elogiou o trabalho desenvolvido no Hospital de Pronto Socorro João XXIII, em Belo Horizonte, “que é referência em urgência e emergência desse segmento”. O governador Aécio Neves também destacou o João XXIII como referência no setor de atendimento a queimados, sendo o maior centro público da América Latina nesta área, com uma média de cinco cirurgias diárias e 100 casos por dia entre novos doentes, pacientes já internados e retornos.

Aécio Neves ressaltou o acordo de troca de informações na área de logística. Segundo ele, “com a criação do primeiro aeroporto industrial do País, em Confins, no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, Minas cria mais uma porta de entrada e saída para intercâmbios comerciais com a Lombardia”.

Na oportunidade, o chefe do Executivo mineiro aproveitou para comentar sobre a atual crise econômica mundial e a posição do Brasil e de Minas Gerais frente aos efeitos negativos do próximo ano. “Em tempo de crise, o papel do poder público se torna ainda mais necessário. Mesmo com a falta de crédito, o pessimismo que se instalou no mundo, a expectativa é de que o Brasil cresça, no próximo ano, 3,5% e Minas Gerais possa chegar a 5%, graças ao crescimento do mercado interno”, analisou o governador de Minas.

Nenhum comentário: