terça-feira, 18 de novembro de 2008

Minas Gerais promove encontro de gestores sociais

Da AGÊNCIA MINAS

Cerca de 600 gestores e coordenadores municipais dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), de 315 cidades de Minas Gerais, vão participar do II Encontro Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social no Âmbito do CRAS. O evento será realizado no Hotel Tauá, desta terça-feira, dia 28, até à próxima quinta-feira, dia 20, e tem como tema principal os “Desafios da Integração de Proteção Social no Âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”.

A proposta do encontro é qualificar os trabalhadores sociais para oferta de serviços da rede de proteção social no Estado de Minas Gerais. O objetivo da capacitação é destacar os desafios relacionados à integração de proteção social no Sistema Único de Assistência Social.

O CRAS é uma unidade estatal integrante do Sistema Único de Assistência Social. Destina-se às famílias em situação de vulnerabilidade social. Os atendimentos são prestados por psicólogos, assistentes sociais e pedagogos que atuam nos centros de referência e que, no momento são capacitados pela equipe do Governo de Minas.

As famílias atendidas são encaminhadas à rede de proteção do município, como creches, escolas, postos de saúde, centros de convivência de idosos e também a cursos profissionalizantes.

Representantes do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS), do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e dos Conselhos Estaduais de Assistência Social e da Criança e do Adolescente vão participar do evento.

Minas foi o primeiro Estado brasileiro a destinar recursos orçamentários para implantação dos CRAS. Atualmente, o Estado tem 648 CRAS em 518 municípios. Em 2008, o Governo destinou um total de R$ 11,4 milhões para melhorar o atendimento prestado.

Nenhum comentário: