segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Antônio Loureiro e Thiago Corrêa no ‘Música Independente’



Um encontro musical inédito entre jovens músicos mineiros chega aos palcos do Teatro João Ceschiatti, do Palácio das Artes, em BH, na última edição de novembro do Projeto Música Independente. A apresentação desta noite celebra a união de influências e carreiras experientes percorridas de forma distintas por Antônio Loureiro e Thiago Corrêa, levando ao público composições inéditas dos dois artistas, que, por meio da música, encontraram um ponto criativo em comum. O show será no “Música Independente” desta segunda-feira, dia 24, às 19h, e os ingressos custam R$ 5,00 (inteira) e R$ 2,50 (meia-entrada conforme a lei).

Ao mesmo tempo em que exaltam a diversidade sonora e riqueza rítmica da musica brasileira, Antônio Loureiro e Thiago Corrêa (foto/Montagem Raquel Versieux) relacionam-se com as novas tendências da musica mundial. Durante o “Música Independente” de hoje, os multiinstrumentistas convidam ao palco a percussionista Daniela Ramos, cuja participação mais do que especial, confere ao show uma característica notadamente brasileira e revela a experiência da percussionista com instrumentos da musica do mundo, como tabla e djembê.

Thiago Corrêa é baixista, produtor e compositor. Começou sua carreira aos 17 anos de idade, tocando com diversos artistas da cena mineira, como Patrícia Ahmaral e Titane. Em 98, fez parte do grupo Berimbrown e com ele excursionou por todo o Brasil, e tocou com grandes nomes, como Gérson King Kombo, Sandra de Sá, Paula Lima e Jair Rodrigues. Dois anos depois, ingressou na banda belo-horizontina Diesel, que tocou no Rock in Rio, em 2001, ao lado de bandas, como Red Hot Chilly Peppers, Deftones e Silverchair. Há dois anos, Corrêa compôs a trilha musical do espetáculo teatral “Mania de explicação”, indicado para o prêmio Sinparc-Usiminas entre as três melhores trilhas de teatro infantil do ano de 2006, em Minas. Atualmente Thiago toca com artistas de renome nacional e desenvolve trabalhos de produção musical e gravação em seu próprio estúdio, montado em BH, em parceria com Henrique Matheus (Radar Tantâ, Liah, Anthônio).

O compositor, multiinstrumentista e arranjador Antônio Loureiro tem grande convivência com a música eletrônica e eletroacústica, utilizando este recurso em suas composições e trilhas sonoras para ballet e curtas animados. Atualmente, Loureiro cursa bacharelado em percussão na UFMG, especializando-se em Composição. Antônio gravou diversos instrumentos, programações eletrônicas e arranjos do disco “Em Pé no Porto”, de Kristoff Silva. Em novembro de 2007, Loureiro apresentou-se no Joinville Jazz Festival, integrando a programação que contou ainda com artistas, como Stanley Jordan e Marcel Powell. Como instrumentista, compositor e pianista Antônio Loureiro tem trabalhado ao lado de grandes nomes da música nacional e internacional, como Juarez Moreira, Toninho Horta, Chico Amaral, Stephan Kurmann (Suíça), Nestor Lombida (Cuba), David Linx (França), Makely Ka, Dudu Nicácio e Flávio Henrique.

Daniela Ramos iniciou seus estudos de percussão aos 6 anos de idade, na oficina do Grupo Uakti. Participou de diversas oficinas com mestres da música, como Debasish Dass (Índia), Eduardo Campos, Carlos Ernest Dias e Santiago Reither (Cuba). Daniela estuda maracatu nação, com mestre Walter França, em Recife, e Tambor de Crioula, com Felipe de Siba e Leonardo Martins, em São Luis (MA). Ao longo de sua carreira, trabalhou com nomes, como Marina Machado, Alda Rezende, Regina Spósito e Elefante Groove. Há três anos, ministra oficinas com o Grupo Uakti, em BH e Interior de Minas. Desde 2007, Daniela Ramos toca com a Transfônica Orquestra, de Marcus Vianna.

Nenhum comentário: