segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Toninho Camargos lança CD ‘Encontros’, em BH



O compositor mineiro, Toninho Camargos, lança seu primeiro CD – “Encontros” –, logo mais, às 19h desta segunda-feira, dia 24, no Restaurante Cozinha de Minas (Av. Contorno, 4.570), em Belo Horizonte, com entrada franca.

“Encontros” marca o reencontro de Toninho Camargos com Titane e Cadinho Faria, antigos companheiros do artista desde os tempos do grupo Mambembe, um dos ícones da música de Minas, entre 1975 a 1983. O álbum, gravado ao vivo no ano passado, no Teatro Municipal de Nova Lima, também conta com participações de outros importantes artistas mineiros, como o Trio Amaranto, Ângela Evans, Brasil com S, Celso Adolfo, Hudson Brasil, Ladston do Nascimento, Lígia Jacques, Lira Amaral e Romeu Cosenza. Na década de 80, no grupo Mambembe, Camargos participou da gravação do primeiro LP independente do Estado, através da contribuição do público. O compositor, autor de mais de 200 músicas – entre elas “Rio Araguaia”, em parceria com Cadinho Faria, canção que deu projeção nacional ao grupo à época, encara este lançamento “como um recomeço, uma ótima oportunidade de ‘relançar’ seu trabalho de composição”.

O lançamento desse CD quebra um gelo de mais de 25 anos de Toninho Camargos com seu publico, e reúne várias composições dele, algumas em parceria com Cadinho Faria, Hudson Brasil, Murilo Albernaz e Luiz Henrique de Faria e Antônio Martins. São treze canções, em encontros que incluem a regravação de “Samba, samba...”, com o Amaranto e Romeu Cosenza; “Melhor de Três”, com Celso Adolfo e Amaranto; “Rio Araguaia”, com Cadinho Faria e Titane; “Decotado”, com Toninho Camargos e Titane; e ainda parceria inédita com Ladston do Nascimento em “O auto do samba”.

Nascido em Belo Horizonte, Toninho Camargos (foto/Celso Travassos) esteve, desde pequeno, ligado à música, à percussão e ao violão. Aos 17 anos de idade, compôs seu primeiro samba. Mais tarde, tornou-se colaborador da Fundação de Educação Artística, entidade que acolheu e estimulou o grupo Mambembe. Foi também produtor da Rádio Inconfidência, sob a direção de Fernando Brant, e assessor de Cultura em administrações de cidades do Interior mineiro.

O CD "Encontros" será vendido nesta noite de autógrafos, e pelo site www.toninhocamargos.com .

Nenhum comentário: