terça-feira, 11 de novembro de 2008

Minas Gerais consolida a idéia de aeroporto-cidade

Da AGÊNCIA MINAS

Os primeiros resultados pró-consolidação do AITN como um dos principais ter5minais de transporte de passageiros e de cargas do Brasil continuam aparecendo, com empresas do setor aeronáutico anunciando investimentos significativos na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Em julho, a Gol Linhas Aéreas confirmou a duplicação do centro de manutenção de aeronaves, inaugurado em 2006, dos atuais 47,7 mil metros quadrados para 91 mil metros quadrados. Em maio, a Trip Linhas Aéreas assinou protocolo de intenções que prevê a transferência do centro de manutenção de aeronaves da companhia para o Estado, e estudos para a implantação de um centro de treinamento de aeronaves. O anúncio mais recente foi da TAM Executiva, empresa de táxi aéreo do grupo, que divulgou planos para instalar junto ao Aeroporto da Pampulha um centro de manutenção de aviões e helicópteros.

Pelo que ficou acertado no Fórum Internacional, na semana passada, em Belo Horizonte, nos próximos dias, será anunciada a empresa vencedora da concorrência para a execução das obras de infra-estrutura básica do Aeroporto Industrial, que vai ocupar uma área de 46 mil m² dentro do AITN.

Mediante investimentos da ordem de R$ 10 milhões do Governo de Minas, as obras da primeira etapa prevêem a urbanização da área, construção de um entreposto aduaneiro, realocação da cabine de medição de energia elétrica e interligação à rede elétrica do aeroporto internacional.

Resultado de convênio firmado entre o Governo de Minas e a Infraero, as obras são o passo inicial para a concretização do projeto, que tem a meta de estimular a implantação no Estado, de empresas de alta tecnologia que têm no modal aéreo o principal meio de transporte de matérias-primas e produtos finais.

Um comentário:

Anônimo disse...

MG tem se desenvolvido muito no que se refere a infra estrutura aeroportuária.

Portal Meio Aéreo - Aviação, Turismo, Viagens e Passagens Aéreas