terça-feira, 18 de novembro de 2008

Tadeu Martins conta causos no ‘Terças Poéticas’ de hoje



Reconhecido não só na cena cultural mineira, como também nacionalmente, o poeta, declamador e contador de causos, Tadeu Martins, será a atração do “Terças Poéticas”, deste 18 de novembro, às 18h30min, nos jardins internos do Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1.538), em Belo Horizonte. A programação inclui, ainda, homenagem ao poeta Manoel de Barros, que será conduzida pelo também escritor de poesias, Edmundo Alves. A entrada é franca.

Brasileiros que residem na França, Estados Unidos, Itália, Argentina e Uruguai já tiveram a oportunidade de escutar os casos contados por Tadeu Martins, que hoje é membro efetivo da Comissão Mineira de Folclore e diretor de Eventos da Belotur, e participante do Projeto “Causos & Violas das Gerais”, do SESC-MG, que, desde 2003, percorre uma cidade de Minas Gerais a cada semana. No Brasil, ele já se apresentou em nove capitais e em mais de 300 cidades do Brasil.

Produtor de eventos há mais de 30 anos, Tadeu Martins (foto/Robson Vasconcellos) foi o idealizador do FESTIVALE, do “O Melhor dos Festivais de Minas”, do “Carnaval Prapular”, do “Samba Belô”, do “Santa Tereza em Serenata” e da famosa “Caminhada do Centenário de Belo Horizonte”. Ele tem 10 livros editados, sendo que dois deles foram lançados também nos Estados Unidos: “Minas emVversos e Outras Prosas Gerais”, em janeiro de 2003, e “Jogando Conversa Fora”, em março de 2005.

Tadeu Martins participou, com quadro fixo, nos programas “Feira Rural”, “TV Cidade” e “Jornal dos Municípios” (TV Bandeirantes) e “Projeto Buriti” (Rádio Inconfidência). Foi apresentador dos programas “Rancho Fundo” (TV Minas) e “Sala de Cultura” (TV C). Sua presença, como contador de causos já foi destaque nos programas “Globo Horizonte” e “Ana Maria Braga” (TV Globo), “Brasil das Gerais”, “Leila Ferreira” e “Palavra Cruzada” (TV Minas).
Em novembro de 2005, no Rio de Janeiro, apresentou com os violeiros Chico Lobo e Fernando Sodré, no Canecão, o show “Violas & Histórias de Minas”, também apresentado no Grande Teatro do Palácio das Artes, em abril de 2007.

Nenhum comentário: