quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Conservatório apresenta Grupo de Ópera da UFMG

O GEO – Grupo Experimental de Ópera da Escola de Música da UEMG é a atração de hoje, dia 12, do Projeto Quarta Cultural do Conservatório UFMG. Coordenado pela professora Marilene Gangana, o GEO tem como proposta orientar cantores na preparação e representação de repertório lírico (ópera, opereta, cantatas cênicas), culminando com apresentações públicas de seus trabalhos. O grupo é acompanhado ao piano pelo professor Wilson José Ribeiro. A apresentação será no pátio interno do Conservatório UFMG (entrada pela rua Guajajaras, 100), às 12h30min, com entrada franca.

Iniciado em 1995 pelo professor Geraldo Chagas, seu idealizador e coordenador até 1998, quando veio a falecer, o GEO tem se apresentado em salas de concertos, teatros e igrejas, a exemplo das apresentações de “Orpheo ed Eurídice” de Gluck e de “L’enfant prodigue” de Debussy, em Ouro Preto e Pedro Leopoldo. O programa do espetáculo desta quarta-feira apresentará árias, duetos e trios de óperas de Verdi, Bizet, Gounod, Debussy, Ponchielli, Cilea, Cavatina de Micaela e Carlos Gomes, interpretadas por alunos da Escola de Música da Universidade Estadual de Minas Gerais.

Marilene Gangana, preparadora cênico-musical e coordenadora do GEO, é cantora lírica belo-horizontina, premiada em concursos nacionais de canto em Minas, Rio de Janeiro e São Paulo. Já se apresentou nas principais salas de concertos e teatros do Brasil, sob a regência de maestros de renome, como Arthur Bosmans, Hely Ferreira Drummond, João Cavalcanti, Carlos Eduardo Prates, David Machado, Sérgio Magnani, Sebastião Viana, dentre outros. Graduou-se em canto pela UFMG em 1972 sob a orientação dos mestres Eugênia Braches Lobo e Geraldo Chagas. Recebeu o Destaque de Canto Lírico pela Fundação Clóvis Salgado em 2003. Foi professora de canto da Escola de Música da UFMG até 1992 e, hoje, é professora de declamação lírica da Escola de Música da UEMG. Marilene Gangana é regente do Coral da Organização dos Aposentados e Pensionistas da UFMG – OAP, desde a sua formação, em 2000.

Realizado há quatro anos, sob a coordenação da jornalista e produtora cultural Jane Medeiros, o “Quarta Cultural”, aberto ao público, visa contribuir para a formação de público e o desenvolvimento de hábitos culturais na área da música, em especial do gênero erudito, através de uma programação variada que contempla tanto músicos mineiros já consagrados, como jovens talentos em formação nas diferentes escolas de música da cidade.

Nenhum comentário: