quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Aliança Global em Saúde visita Belo Horizonte

A Capital mineira recebe nesta quarta-feira, dia 26, membros da Aliança Global para Força de Trabalho em Saúde (GHWA) – organismo criado pelas Nações Unidas, para monitorar e apontar soluções para a falta de profissionais de saúde no mundo. O Centro de Saúde São Bernardo, na região Norte de Belo Horizonte, e o Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva da UFMG serão visitados pela comitiva, formada por representantes da Organização das Nações Unidas, Organização Mundial de Saúde e gestores de saúde de vários países.

O grupo chega a Belo Horizonte às 9h30min e segue para a sede do Núcleo, na Faculdade de Medicina da UFMG (Av. Alfredo Balena, 190, bairro Santa Efigênia). A programação começa com uma palestra sobre as experiências brasileiras de sucesso em saúde, ministrada pelo secretário de Gestão do Trabalho e da Educação do Ministério da Saúde e membro efetivo da aliança, Francisco Campos.

A gerente do Centro de Educação em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Lina Sandra Ferreira de Lemos, responsável pela coordenação do Curso de Formação do Agente Comunitário de Saúde, apresentará a experiência de formação dirigida aos 2.450 profissionais do município. Já o Núcleo da UFMG vai expor as experiências em parceria com o Ministério da Saúde, também desenvolvidas pelo município: Projeto Ágora (Curso de Especialização a Distância em Saúde da Família), Pró-Saúde (estágio de estudantes da área de saúde da UFMG em unidades de saúde do SUS-BH) e Telessaúde.

Em seguida, às 12h30min, os visitantes vão conhecer os serviços de Telessaúde, Pró-Saúde e o trabalho dos agentes comunitários de sáude no Centro de Saúde São Bernardo.

O grupo estrangeiro chegou a Minas Gerais no último sábado, dia 22, para a reunião anual da aliança, realizada em Ouro Preto. O objetivo foi debater perspectivas e buscar soluções para a falta de trabalhadores na área da saúde no mundo. O Brasil foi escolhido para sediar o encontro porque se tornou referência internacional na qualificação de médicos e enfermeiros, com estratégias, como o Telessaúde, o Pró-Saúde, o Ágora, o Formação de Agentes Comunitários de Saúde e o Observatório de Recursos Humanos. Na abertura do encontro, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, destacou o Programa de Saúde da Família de Belo Horizonte como referência nacional.

Nenhum comentário: