domingo, 2 de novembro de 2008

Cemitérios de BH têm esquema especial para hoje



Da Ascom/PBH e CL Comunicação

Desde ontem e até o fim da tarde de hoje, dia 2, bem mais de 100 mil pessoas devem visitar os dois cemitérios particulares e quatro municipais de Belo Horizonte e o crematório de Contagem. Nesses dois dias, os quatro cemitérios da Prefeitura estarão abertos das 7h às 17h para visitação pública, com a PBH implantando um esquema especial para conforto dos visitantes. Além do apoio da Polícia Militar e da Guarda Municipal, a BHTrans fará intervenções no trânsito no entorno dos cemitérios para garantir a segurança de pedestres e motoristas, e reforçará as linhas de ônibus que chegam até esses locais. Para este domingo, estão previstas missas em vários horários durante todo o dia nos cemitérios mineiros.

Belo Horizonte possui quatro necrópoles municipais – os cemitérios Nosso Senhor do Bonfim, da Saudade, da Paz e da Consolação, que totalizam uma área de 706 mil metros quadrados, nos quais cerca de 500 mil corpos já foram sepultados.

Destas, o Cemitério do Bonfim (rua Bonfim, 1.120 – Bonfim) é a mais antiga da cidade. Construído em 1897, pela Comissão Construtora da Nova Capital, é fonte de pesquisa de vários profissionais devido ao seu acervo histórico, caracterizado por esculturas decorativas de túmulos e mausoléus, muitas de autoria de escultores italianos que vieram para o Brasil no final do século XIX. Em todo o cemitério podem ser observadas obras de arte de estilos diversos, da Belle Èpoque e o Art Deco ao modernismo brasileiro. Numa área de 160 mil metros quadrados, o Bonfim conta com nove velórios e 17.345 sepulturas.

O Cemitério da Saudade (rua Cametá, 585 – Saudade), segundo mais antigo de Belo Horizonte, foi construído em 1942, para atender à população carente da cidade, que desejava obter um jazigo perpétuo, mas não tinha acesso ao Cemitério do Bonfim. Numa área de 188 mil metros quadrados, estão disponíveis quatro velórios e 31.209 sepulturas.

As necrópoles da Paz e Consolação têm configuração mais moderna, de cemitério parque. Maior necrópole da cidade, o Cemitério da Paz (Av. Carlos Luz, 850 – Caiçara) foi construído em 1967, e possui uma área de 289 mil metros quadrados, com seis velórios e 47.081 sepulturas. Mais recente necrópole da cidade, o Cemitério da Consolação (Av. Aldemiro Fernandes Torres, 2.000 – bairro Jaqueline) foi construído em 1979, e tem uma área de 69 mil metros quadrados, dos quais 90% correspondem a áreas gramadas.

Mais informações sobre o funcionamento e horário das celebrações nos cemitérios municipais neste Dia de Finados podem ser obtidas na Fundação de Parques Municipais, pelo telefone (31) 3277-4888.

Entre as necrópoles particulares, o Bosque da Esperança Cemitério Parque (rua Aldemiro Fernandes Torres, 1.500 – bairro Jaqueline – Fones (31) 2104-6868 e/ou 3454-2200) tem 500 mil metros quadrados, dos quais 70 mil de bosque natural preservado, onde estão seputados 25 mil corpos. Para hoje, aguarda-se a visitação de mais de 40 mil pessoas. Haverá missas e cultos evangélicos e a tradicional chuva de pétalas.

Único crematório de Minas Gerais, o Cemitério Parque Renascer foi inaugurado há oito anos, em Contagem, na Grande BH (Via Manoel Jacinto Coelho Jr., 1.800 – Chácara Boa Vista – Fone (31) 3394-4545). Numa área verde de l60 mil metros quadrados, tem, até agora, cerca de sete mil sepultados e quatro mil cremados. Além de distribuição de botões de rosas, missas, chuva de pétalas e uma apresentação especial do “Aqui Jazz”, com o Grupo “Take Five”, de música instrumental, será inaugurado o campanário do Parque Renascer (foto/Montgomery Carvalho).

O Cemitério Parque da Colina não forneceu informações.

Nenhum comentário: