quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Ballet mineiro participa de festival internacional em SP



O Ballet Jovem Palácio das Artes foi convidado a participar do “Conexão Internacional da Dança”, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo. Juntos no palco, quatro integrantes da companhia de dança Introdans, da Holanda, e 10 bailarinos do Ballet Jovem, apresentarão, entre esta sexta-feira, dia 13 e o próximo domingo, 16, a coreografia Lungo. A peça, que tem como coreógrafo responsável o holandês Adriaan Luteijn, mescla as culturas brasileira e holandesa, e a sua estréia mundial será em São Paulo. O festival vai até o dia 31 deste mês, e recebe companhias da Holanda e Argentina, e coreógrafos da França e Alemanha.

A vinda de Luteijn ao Brasil para o “Conexão Internacional da Dança”, e o contato com o Palácio das Artes, por meio do Ballet Jovem, resultou também numa parceria com o CEFAR - Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado - para a realização de uma oficina de dança contemporânea, destinada a bailarinos profissionais e/ou professores da área.

Em setembro último, o Ballet Jovem Palácio das Artes comemorou um ano de formação em grande estilo, mostrando ao público o crescente potencial dos seus bailarinos para atuar no mercado profissional da dança. Em apresentações que lotaram o Grande Teatro do Palácio das Artes, o grupo apresentou em primeira mão as coreografias “Capricho” e “Impromptu”, do diretor artístico, Tíndaro Silvano, e “Leia-se”, do bailarino da Cia. de Dança Palácio das Artes, Rodrigo Giése.

Resultado da parceria entre a Fundação Clóvis Salgado e o Instituto Cidadania UNIMED-BH, o Ballet Jovem Palácio das Artes (foto/Paulo Lacerda) é sinônimo de inovação no universo da dança no País. No mesmo formato do grupo mineiro, criado com o objetivo de capacitar jovens bailarinos para o mercado, existem apenas mais duas iniciativas no Brasil, em São Paulo e Curitiba. Sua preparação é completa e envolve atividades multidisciplinares, como aulas de danças clássica e contemporânea, Swásthya Yôga e interpretação aplicada à dança.

Nenhum comentário: