sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Belo Horizonte enfrenta a violência contra a mulher

Da Ascom/PBH

“Sua atitude faz a diferença! Lei Maria da Penha: Comprometa-se”. Este é o tema do II Seminário da Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher – MG, que, desde ontem, dia 26, está sendo realizado no Auditório da Procuradoria Geral de Justiça Salão Vermelho – Pilotis (Av. Álvares Cabral, 1.690, Lourdes), na Capital mineira. A Prefeitura de Belo Horizonte, uma das integrantes da rede, por meio da Secretaria Municipal Adjunta de Direitos de Cidadania, participa do evento com a apresentação de ações executadas pelo município no setor.

O objetivo do encontro é discutir a questão da prevenção em relação ao trabalho dos movimentos de mulheres, com atuação no Estado, e articular com outras redes, tendo como eixo a Campanha dos 16 Dias de Ativismo, com enfoque na Lei Maria da Penha (n° 11.340 de 2006) e no enfrentamento à violência sofrida pelas mulheres. Durante todo o evento, acontecem debates com diferentes temas, como “O Papel dos Movimentos Sociais na Prevenção da Violência”, “A Lei Maria da Penha e os Direitos Humanos” e “Rede de Enfrentamento à Violência: O Papel de Cada Um”, oportunidade em que são apresentadas as ações relativas à lei n° 11.340, desenvolvidas nos serviços Benvinda e Casa Abrigo.

A Coordenadoria dos Direitos da Mulher (Comdim), vinculada à Secretaria Municipal Adjunta de Direitos de Cidadania de BH, é responsável pela elaboração e promoção de ações pelos direitos deste segmento da sociedade, visando, entre outros, a superação das desigualdades e o combate às diferentes formas de discriminação de gênero. A Comdim conta também com os serviços de atendimento e orientação psicossocial e jurídica do Centro de Apoio à Mulher - Benvinda e da Casa Abrigo Sempre Viva, que acolhe, temporariamente, mulheres e seus filhos menores de 16 anos de idade, em risco de violência doméstica.

Nenhum comentário: