domingo, 30 de novembro de 2008

Minas Gerais se mobiliza para erradicar a rubéola

Da AGÊNCIA MINAS

Minas está cada vez mais perto de alcançar a meta de 95%, preconizada pelo Ministério da Saúde, para erradicação da rubéola no Estado. No entanto, para isto, é necessário que, até o dia 12 de dezembro próximo, último dia de vacinação, cerca de 540 mil pessoas sejam imunizadas. Desde o dia 9 de agosto, quando teve início a campanha, 8,7 milhões de mineiros foram imunizados.

De acordo com Jandira Lemos, gerente Estadual de Vigilância Epidemiológica, algumas pessoas ainda não perceberam a importância da campanha para erradicar de uma vez por todas a doença no País. “A rubéola é uma doença capaz de causar muitos danos quando a mãe a transmite ao feto. Por isso, os municípios que ainda não conseguiram um bom índice de vacinação precisam se mobilizar para convencer as pessoas da importância da vacinação”, comenta.

Jandira Lemos lembrou ainda que “a rubéola é uma doença que pode não desenvolver sintomas, então a transmissão pode ocorrer mesmo sem que a pessoa saiba que está infectada. Isto explica porque é necessário que os homens também sejam vacinados”. Eles podem transmitir a doença às grávidas e comprometer a formação do feto. “Por isso, nesta época em que estamos finalizando a campanha de vacinação, chamamos a população masculina que ainda não foi vacinada, a comparecer aos postos de saúde, e tomar a sua dose”, alertou.

Dos 853 municípios mineiros, 558 já alcançaram a meta. “Nestes municípios, as pessoas ainda não vacinadas são, na maioria, homens na faixa etária de 20 a 39 anos de idade. Eles representam 385 mil das 535 mil pessoas não vacinadas”, revelou a coordenadora estadual de Imunização, Tânia Brant.

Segundo Tânia Brant, para que todos os municípios alcancem a meta, algumas estratégias estão sendo implantadas. Em primeiro lugar, em cada município é feito um monitoramento para identificação do perfil (por faixa etária e sexo) que menos foi vacinado. Após esse cuidado, as equipes providenciam uma intensificação da vacinação de casa em casa, além da vacinação em lugares de alta concentração populacional.

Segundo a Secretaria Estadual da Saúde de Minas, todos os mineiros com idade entre 12 a 39 anos devem se vacinar. A rubéola é uma doença contagiosa, causada por um vírus, e os sintomas são: febre e manchas vermelhas no corpo. É transmitida de uma pessoa para outra, homem ou mulher, pela tosse, espirro ou pela fala. A doença pode provocar má formação do bebê, problemas no coração, surdez, cegueira e retardo mental. “A vacina, encontrada em postos de saúde, é a única maneira de se prevenir”, alertam os médicos.

Nenhum comentário: