terça-feira, 4 de novembro de 2008

Murilo Antunes homenageia João Guimarães Rosa



O poeta, letrista e compositor mineiro, Murilo Antunes, irá apresentar textos e canções em conjunto com Tavinho Horta, no “Terças Poéticas” de hoje, dia 4, às 18h3min, no jardins internos do Palácio das Artes. A performance desta terça-feira, com entrada franca, será em homenagem ao centenário de nascimento do escritor João Guimarães Rosa. Também fará parte das comemorações de 100 anos do escritor, a apresentação da peça “As Margens do Rosa”, que será encenada por alunos de teatro do CEFAR – Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado.

Murilo Antunes e Tavinho Horta vão mostrar o universo de Guimarães Rosa em músicas e palavras que revelam o sertão e a vasta solidão do sertanejo. A apresentação do “Terças Poéticas” vai reunir, ainda, junto com Tavinho, ao violão, o filho do poeta Murilo Antunes, João Antunes, acompanhados pela voz de Mariana Nunes. Entre as músicas, uma raridade: a composição de Tavinho Horta para um poema de Guimarães Rosa chamado “Quero-Quero”. Segundo Murilo Antunes, “tudo será feito para encantamento e alegria de quem admira Guimarães Rosa e aprecia a boa arte feita em Minas”.

Com dois livros de poemas publicados e esgotados, Murilo Antunes (foto/Paulo Lacerda) se apresenta em performances poéticas desde a década de 80. Nascido em Pedra Azul e criado em Montes Claros, aos 15 anos de idade, Murilo Antunes mudou-se para Belo Horizonte, tornando-se parceiro dos músicos Flávio Venturini, Tavinho Moura, Beto Guedes, Lô Borges, 14 Bis, Nivaldo Ornelas, Wagner Tiso, Flávio Henrique, entre outros, o que lhe rendeu a consideração de ser um dos “letristas do Clube da Esquina”.

Antunes fez viagens pelo Interior de Minas Gerais, recolhendo temas folclóricos e canções populares que tiveram influência em suas composições. São mais de 150 músicas gravadas por importantes intérpretes da MPB, sendo “Besame” e “Nascente”, com Flávio Venturini, das mais conhecidas.

Nenhum comentário: