domingo, 9 de novembro de 2008

Aeroporto-cidade é tema de debate em Belo Horizonte

Da AGÊNCIA MINAS

O Aeroporto Internacional Tancredo Neves (AITN), por suas características, tem grande potencial para o desenvolvimento de um aeroporto-cidade. O local tem ampla área interna e, no entorno, fácil acesso à Capital e à Região Metropolitana de BH, tecnologia de ponta para aviação e, o mais importante, apoio político para torná-lo real. A afirmação é do diretor do Kenan Institute of Private Enterprise da Universidade da Carolina do Norte (EUA), John Kasarda, criador do conceito aeroporto-cidade, no Fórum Internacional de Aeroportos-cidades: Minas Gerais no caminho da nova economia realizado neste fim de semana, em Belo Horizonte, e organizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) e Câmara Americana de Comércio (Amcham), com a participação de 500 empresários.

Segundo Kasarda, o conceito pressupõe, além de ampla infra-estrutura de terminais de passageiros e de carga, a operação de aeroporto industrial no local, a ocupação ordenada da região de entorno, a atração de empresas com produtos e serviços de alto valor agregado e de distritos industriais com tecnologia de ponta, a existência de vias de acesso duplicadas e conservadas, de rede de ensino, de complexos residenciais, hotéis e áreas de lazer e de cidades vizinhas com qualidade de vida.

Atualmente, existem 16 projetos de aeroportos-cidades em andamento no mundo. Belo Horizonte é o único em toda a América do Sul.

De acordo com o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Raphael Andrade, o projeto do Governo de Minas para o Aeroporto Tancredo Neves contempla a expansão dos terminais de passageiros e de carga, a extensão da pista em mais 660 metros para aviões cargueiros de grande porte, a ampliação do estacionamento, melhorias no sistema viário interno com a interligação à MG 424 e, futuramente, à MG 010 e, ainda, a modernização das instalações, de modo a alcançar a capacidade anual de 20 milhões de passageiros, 370 mil movimentos de aeronaves e 150 mil toneladas de carga transportadas.

As ações em favor da consolidação do AITN como um dos principais terminais de transportes de passageiros e de cargas do País começaram em 2003, em parceria com a Infraero e outros órgãos federais e municipais. Um dos objetivos é aumentar as possibilidades de inserção das empresas mineiras com grande potencial de incrementar os negócios se houver disponibilidade de infra-estrutura. Atualmente, 40% do valor de comércio internacional são transportados por avião. A expectativa é de que o tráfego de carga aérea triplique até 2025.

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