segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Gerais Big Band encerra ‘Prata da Casa’ da UFMG

A temporada 2008 da série Prata da Casa, do Conservatório UFMG será encerrada nesta segunda-feira, dia 24, com um concerto da Gerais Big Band, um dos tradicionais grupos da Escola de Música da UFMG. Integrada por alunos de diferentes disciplinas instrumentais, a Big Band é coordenada pelo flautista e professor Mauro Rodrigues. No concerto desta noite, o grupo se apresentará sob a regência de quatro maestros: o próprio Mauro Rodrigues, os também professores Marcos Albricker e Fábio Adour e o aluno Ricardo Laudares. O programa do concerto, às 19h, com entrada franca, na Sala de Recitais do Conservatório UFMG (Av. Afonso Pena, 1.534), no Centro de Belo Horizonte, vai fazer uma vigem pelo repertório brasileiro e internacional, apresentando obras dos compositores Dorival Caymmi, João Donato, Caetano Veloso, Tom Jobim, Chico Buarque, Itiberê Zwarg, Harold Arlen, Bart Howard e Victor Young.

Criada pelo professor Paulo Lacerda, falecido em 2003, a Gerais Big Band surgiu da necessidade de se montar, na Escola de Música da UFMG, um grupo orquestral em que as disciplinas curriculares em instrumentos fossem contempladas na prática. A formação original do grupo seguia o modelo das tradicionais big bands americanas. A estréia ocorreu durante os Concertos Celebração, da Escola de Música, realizados no Palácio das Artes, em dezembro de l992. Em 1999, foi lançado o CD de registro “Mission Possible”, sucesso de público e de crítica.

Criada em 2007, Já a série “Prata da Casa” foi criada em 2007, com o objetivo de divulgar o trabalho de professores e alunos da escola de Música da UFMG, através de apresentações gratuitas de seus músicos e grupos estáveis. Os concertos acontecem sempre às 19h da última segunda-feira do mês, na Sala de Recitais do Conservatório UFMG.

A coordenação e produção executiva do Projeto Prata da Casa estão a cargo da jornalista e gestora cultural, Jane Medeiros, e a direção artística é da pianista e professora, Guida Borghoff.

Nenhum comentário: