sábado, 8 de novembro de 2008

Especialistas mineiros combatem o câncer de pele

Para orientar a população sobre o câncer de pele, suas formas de prevenção e a importância do diagnóstico precoce para o sucesso no tratamento, a Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Minas Gerais (SBD-MG), com o apoio da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), participa, neste sábado, dia 8 de novembro, da 10º Campanha Nacional de Prevenção do Câncer da Pele, realizada em todo o Brasil. Em Belo Horizonte, Uberaba, Uberlândia e Juiz de Fora, cerca de 160 dermatologistas farão exames gratuitos, das 9h às 15h, para a detecção do câncer da pele. Os casos suspeitos serão encaminhados para diagnóstico complementar e tratamento numa das instituições que participam do evento. O atendimento será por ordem de chegada.

O objetivo da ação deste ano é conscientizar a população sobre os riscos da exposição excessiva ao sol sem proteção, alertar para os primeiros sinais da doença e intensificar o diagnóstico e tratamento dos casos. A expectativa para este sábado, é superar os 1.800 atendimentos feitos em Minas Gerais, no mutirão de 2007.

De acordo com a diretora da SBD-MG e coordenadora da campanha em Minas, Flávia V. Bittencourt, a principal medida preventiva e de maior impacto é a fotoproteção contra os raios ultravioletas. Dermatologistas recomendam o uso de bonés ou chapéus de abas largas, roupas e filtros solares e a não exposição ao sol de maneira excessiva, no horário entre 10h às 16h, período em que a radiação ultravioleta é mais intensa. “Considerando que o dano provocado pelo abuso da exposição solar é cumulativo, é importante ressaltar que os cuidados devem ser tomados desde a infância”, pondera Bittencourt.

No Brasil, o câncer da pele representa o mais comum em ambos os sexos. É mais freqüente após os 40 anos de idade, sendo raro em crianças e adolescentes. Embora o tratamento seja rápido e as chances de cura consideradas excelentes quando detectado precocemente, pacientes diagnosticados com a doença precisam ser acompanhados de maneira mais sistemática devido à chance de aparecimento de outros tumores. “Com a maior longevidade da população, grande exposição solar e comprometimento da camada de ozônio, a incidência do câncer da pele deve continuar a crescer. Daí a importância de medidas preventivas de fotoproteção”, enfatiza Glaysson Tassara, diretor da SBD-MG e também coordenador da campanha no Estado.

Proteger a pele do sol é a melhor arma contra o aparecimento do câncer da pele, doença responsável por cerca de um terço dos tumores malignos que acometem o ser humano. Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o número de novos casos de câncer da pele no Brasil, em 2008, deve chegar a 55.890 entre homens e 59.120 entre as mulheres. Em Minas Gerais, são estimados 8.890 novos casos. Destes, 1.280 somente em Belo Horizonte. Os números reúnem dois principais tipos de cânceres da pele: o carcinoma basocelular - o mais freqüente, que corresponde a 70% dos tumores da pele - e o carcinoma espinocelular - o segundo tipo mais comum e que representa 25% dos casos. O terceiro, menos freqüente, porém, o mais grave, é o melanoma, detectado em 4% dos pacientes e responsável pela morte de 80% destes.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 7013187 e/ou pelo site www.sbdmg.org.br .

Nenhum comentário: