domingo, 23 de novembro de 2008

Grupo Diadorim se apresenta em Raposos e Rio Acima



As cidades de Raposos e Rio Acima terão, neste 23 de novembro, um domingo com muita música erudita de qualidade. As duas cidades da Grande BH vão receber o Grupo Diadorim, em mais uma série de concertos gratuitos, promovidos dentro do projeto de circulação cultural da Secretaria de Estado de Cultura de Minas e Fundação Clóvis Salgado. Em Raposos, a apresentação será às 10h, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição; e, em Rio Acima, o concerto será às 20h, na Igreja de Santo Antônio.

O objetivo deste projeto de interiorização é democratizar o acesso à cultura e levar as diversas formas de arte a todo o Estado de Minas Gerais.

O Grupo Diadorim (foto/Divulgação) é um conjunto musical de instrumentos de corda com arco, formado por pai e filhos que se dedicam à música de concerto de câmara: Laura von Atzingen (violino), Sofia von Atzingen (viola), Tomás von Atzingen (violoncelo) e o pai, Cláudio Urgel (violoncelo). Os irmãos iniciaram o estudo dos instrumentos de corda aos três anos de idade, e já foram premiados em concursos e festivais. Formado em casa, o conjunto começou executando pequenas peças do Método Suzuki, escritas para crianças, e tocadas em duos, trios e quartetos. Hoje, contam com um repertório que inclui música de câmara original — universal e brasileira — e também obras transcritas para essa formação instrumental.

O Grupo Diadorim já fez importantes concertos em Belo Horizonte e outras cidades de Minas Gerais. Uma parte importante do repertório coloca em destaque um solista, o que contribui para o caráter didático das apresentações do grupo, já que um dos principais objetivos do Grupo Diadorim é formar público para a música de concerto.

Nenhum comentário: