terça-feira, 4 de novembro de 2008

BH aplaude João Carlos Martins e Orquestra Bachiana



Em edição especial (excepcionalmente ocorrendo na primeira terça-feira do mês), o Projeto Ofício da Música apresenta, no Museu de Artes e Ofícios (Praça da Estação), em Belo Horizonte, o maestro João Carlos Martins na regência da Orquestra Bachiana (foto/Fernando Mucci). Grandes compositores – entre eles, Bach, Mozart, Piazzolla, Brahms e Brubec - figuram no repertório do concerto desta terça-feira, dia 4, às 19h30min, com o melhor da música erudita e instrumental.

Aclamado como um dos grandes pianistas do século XX, o maestro João Carlos Martins se eleva a um patamar raramente alcançado por outros músicos brasileiros no século XX. Sua história de vida se confunde com a da música erudita no Brasil. Aos oito anos de idade, começou a estudar. Seis meses depois, ganhou um concurso tocando Bach. Aos 21, já se apresentava no Carnegie Hall, em Nova Iorque.

Considerado um dos maiores intérpretes de Johann Sebastian Bach, em todo o mundo, João Carlos Martins teve como um dos pontos altos de sua carreira, a gravação da obra completa para teclado deste gênio da música. Aos 64 anos de idade, depois de ter recebido a sentença final de que não poderia continuar tocando piano devido a problemas físicos que lhe atrofiaram as mãos, Martins decidiu estudar mais e se tornar regente. Começou do zero, como aluno de uma universidade de música, e, hoje, é diretor artístico de uma das maiores orquestras sinfônicas do Brasil.

A qualidade dos músicos da Bachiana Chamber, selecionados entre as melhores orquestras brasileiras, tem sido elogiada pelo mundo afora. Fundada em 2004, não tardou a ganhar o merecido reconhecimento. Após duas temporadas se apresentando pelo Brasil, encantou o público americano com duas atuações de gala no Carnegie Hall, em janeiro de 2007 e maio de 2008. O evento atrelou o nome da orquestra à preservação da Floresta Amazônica, tema principal do concerto.

O “Ofício da Música” é mais uma iniciativa do Instituto Cultural Flávio Gutierrez, que, este ano, completa 10 anos de atuação, com curadoria de Poti Castro. A entrada para o concerto é gratuita, mas os ingressos deverão ser retirados com meia hora de antecedência, observado o limite de lotação de 200 pessoas.

Nenhum comentário: