segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Organização internacional conhece a saúde de Belo Horizonte

Da Ascom/PBH

A experiência desenvolvida em Belo Horizonte na área da saúde será apresentada nesta segunda-feira, dia 17, às 13hmin, no Ouro Minas Palace Hotel (Av. Cristiano Machado, 4.001, bairro União), durante o Seminário Consulta Regional sobre Redes Integradas de Atenção à Saúde, promovido pelo Ministério da Saúde e pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). A exposição será feita pelo secretário municipal de Saúde de BH, Helvécio Magalhães, que também participa da abertura do evento, marcada para as 9h desta manhã.

As atividades da Consulta Regional serão desenvolvidas até à próxima quarta-feira, dia 19. A previsão é de que 90 representantes de 22 países dos continentes americano, africano e europeu, entre eles, membros da OPAS e da Organização Mundial de Saúde (OMS), participem do encontro, além de 110 representantes do Ministério da Saúde e de conselhos e Secretarias de Saúde de todo o Brasil.

O objetivo da Consulta Regional é validar a publicação do documento “A Renovação da Atenção Primária de Saúde nas Américas”, elaborado pela OPAS. Neste trabalho, a organização trata da necessidade de integração dos serviços de saúde, abordando quais são essas redes e os instrumentos disponíveis para permitir a atuação conjunta das mesmas.

Belo Horizonte foi escolhida para sediar a reunião, em função da estrutura da rede de saúde local. No encontro, serão relatadas experiências nacionais e internacionais relacionadas ao tema “Sistemas Integrados de Serviços de Saúde”. Nos dois primeiros dias de atividades, os participantes estarão reunidos das 8h30min às 16h30min, para apresentações e debates. Ao final da atividade de cada dia, a Secretaria Municipal de Saúde de BH promoverá apresentações culturais. Na quarta-feira, dia 19, a delegação segue para uma atividade complementar de visita a unidades da atenção básica, secundária, de urgência e hospitalar do SUS-BH.

Nenhum comentário: