terça-feira, 25 de novembro de 2008

Aeroportos de Minas participam do Dia do Doador de Sangue


Os principais aeroportos brasileiros, administrados pela Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária – Infraero – estão mobilizados para o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, comemorado nesta terça-feira, 25 de novembro. A iniciativa visa aumentar os estoques dos hemocentros, neste fim de ano e, ao mesmo tempo, mostrar à sociedade o perfil solidário dos milhares de empregados envolvidos na administração aeroportuária.

Com o tema “A solidariedade está no sangue dos empregados da Infraero”, a campanha tem a adesão, entre outros, dos aeroportos de Fortaleza, Natal, João Pessoa, Maceió, Recife, Teresina, Confins (foto Divulgação/Infraero), Campinas, Belo Horizonte, Vitória, Porto Alegre e Belém. A idéia é sensibilizar as pessoas que acompanham ou recebem os passageiros, os moradores das proximidades dos aeroportos, além dos empregados envolvidos na sua operacionalização, bem como concessionários comerciais, empresas aéreas, prestadores de serviços e órgãos públicos, para a importância deste gesto, que não prejudica a saúde de quem doa e ainda salva vidas.

Para candidatar-se à doação, é preciso: ter e estar com boa saúde; não ter tido hepatite após os 10 anos de idade; ter idade entre 18 e 65 anos; peso acima de 50 Kg; dormir bem, na noite anterior à doação; não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis; não estar gripado, resfriado, com febre ou diarréia; não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas; não ser usuário de drogas; não apresentar ferimento ainda não cicatrizado; não estar grávida ou em período de amamentação (pós o parto normal, é necessário aguardar 3 meses, e, após cesárea, 6 meses); não ter se submetido a exame de endoscopia ou broncoscopia nos
últimos 12 meses; e não ter feito tatuagem nos últimos 12 meses. Além disso, não se deve doar sangue em jejum (pela manhã, alimente-se antes; à tarde, dê um intervalo de 3 horas após o almoço). Tratamento dentário impede a doação de sangue por até 30 dias, conforme o caso. O prazo mínimo entre uma doação de sangue total e outra é de 60 dias para homens e de 90 dias para mulheres. Para doadores com idade entre 60 e 64 anos, o intervalo é de 6 meses. Outra coisa: a menstruação e o uso de pílulas anticoncepcionais não impedem a doação; e homens podem fazer até 4 doações de sangue total num período de 12 meses, e as mulheres 3 doações por ano.

Para doar sangue, os voluntários devem procurar o Hemocentro de Belo Horizonte (alameda Ezequiel Dias, 321 – atrás do Pronto Socorro João XXIII), das 7h às 21h, de segunda a sexta-feiras, e das 7h às 18h, aos sábados. O telefone para agendamento de doação é o 0800-310101.

Nenhum comentário: