segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Palácio das Artes exibe filmes da década de 80




Dois filmes, dois aspectos dos anos 80. Nestas segunda e terça-feiras, 1º e 2 de setembro, o Cine Humberto Mauro, do Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1.537), em Belo Horizonte, exibe a Mostra Duas Faces de 80, com obras que muito se diferem em suas escolhas estéticas e políticas mas têm pouco em comum, além de terem sido produzidas no mesmo período. “Duas Faces de 80” tem entrada franca, mas os ingressos devem ser retirados meia hora antes de cada sessão, às 17h, 19h e 21 horas.

Com Marcélia Cartaxo (foto/Divulgação), José Dumont e Fernanda Montenegro, “A Hora da Estrela”, de 1985, é um clássico do cinema nacional que conseguiu transpor para as telas, com grande delicadeza, o livro homônimo de Clarice Lispector. De forte cunho social, o filme foi amplamente premiado no Brasil e no exterior, recebendo, entre outros, todos os principais Candangos do Festival de Brasília o Urso de Prata de melhor atriz no Festival de Berlim.

Já “Bete Balanço”, de 1984 - com Débora Bloch (foto/Divulgação), Lauro Corona, Diogo Vilela e Hugo Carvana - é uma comédia leve que retrata a juventude dos anos oitentas. Embalado pelo clima de liberdade sexual e pelas bandas de música então em ascensão (que são trazidas literalmente para dentro da narrativa), o filme apresenta cores bem típicas da década em que se situa, e marca a estréia da atriz Débora Bloch no cinema.

Nenhum comentário: