quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Comissão da ALMG volta a discutir vôos na Capital

Da Ascom/ALMG

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, e a diretora-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Solange Vieira, estão entre os convidados da Comissão Especial dos Aeroportos, que se reúne nesta quarta-feira, dia 17, às 15h, no Auditório da Assembléia Legislativa de Minas Gerais. A pedido do deputado Gil Pereira (PP), os parlamentares vão apurar informações divulgadas pela imprensa a respeito da transferência de alguns vôos nacionais do Aeroporto de Confins para o da Pampulha, devido à pressão de companhias aéreas, e avaliar a atual situação desses aeroportos.

Presidido pelo deputado Fábio Avelar (PSC), o grupo tem 60 dias para discutir a situação dos aeroportos da Capital mineira. O deputado considera um "grande retrocesso" a tentativa das duas maiores companhias aéreas do País, Gol e TAM, de retornar seus vôos para a Pampulha.

A opinião é compartilhada pelo presidente da ALMG, Alberto Pinto Coelho (PP), que lembrou que a Assembléia instalou em 2003 uma comissão com o mesmo nome, para discutir a transferência dos vôos para Confins, em nome da segurança e da saturação da Pampulha. Esse retrocesso, segundo Pinto Coelho, causaria “enormes prejuízos ao Estado, que já fez investimentos na Linha Verde e no projeto de criar um pólo de desenvolvimento em torno do aeroporto de Confins”.

Também foram convidados para a reunião desta quarta-feira, representantes da companhias aéreas Gol, OceanAir, TAM e Varig. Além desses, receberam convites, a presidente da Associação Pró-cívitas, Juliana Renault Vaz; a presidente da Associação dos Moradores da Região do Jaraguá, Maria de Fátima Bosco Neri; o presidente da Associação Amigos da Pampulha, Flávio Marcus Ribeiro de Campos; e o presidente da Associação Comunitária dos Bairros Aeroporto, Jaraguá e Adjacências, Edílson de Almeida Júpiter.

A Comissão Especial já traçou um cronograma de atuação. No dia 1º de outubro, por exemplo, está prevista outra reunião com convidados, para discutir as condições de segurança do Aeroporto da Pampulha. São esperados representantes da administração do aeroporto e do Sindicato Nacional dos Aeroviários, além de associações dos moradores da Pampulha e do Jaraguá.

Para analisar os projetos do Governo do Estado para o incremento da aviação aérea em Minas, está prevista uma outra audiência no dia 8 de outubro. Para esta reunião, a Comissão deve convidar os secretários Estaduais de Transportes e Obras Públicas, de Desenvolvimento Econômico e de Turismo.

Nenhum comentário: