segunda-feira, 29 de setembro de 2008

BH tem menos desempregados que a média do Brasil

Da Ascom/PBH

A taxa de desocupação da Região Metropolitana de Belo Horizonte caiu para 6,1% em agosto, conforme pesquisa que acaba de ser divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entre as seis regiões pesquisadas (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador e Recife), apenas a de Porto Alegre, com 5,3%, teve melhor desempenho.

No mesmo mês do ano passado, a taxa na Capital mineira estava em 7,4 por cento. Portanto, o decréscimo foi de 1,3 ponto percentual. Segundo o Ministério do Trabalho, em agosto, foram criados na Região Metropolitana de Belo Horizonte 46.435 empregos com carteira assinada. Entretanto, 39.065 trabalhadores perderam o emprego. O saldo positivo entre admitidos e desligados é de 7.370 cidadãos no mês. De janeiro a agosto deste ano, o saldo é de 47 mil empregados a mais.

Nas capitais pesquisadas pelo IBGE, a taxa média do mês foi de 7,6 por cento, um decréscimo de 0,5 ponto percentual sobre o mês de julho. Esta foi a menor taxa de desocupação para um mês de agosto, desde 2002. Em agosto do ano passado, a taxa estava em 9,5% – a previsão é que ela esteja em 8,3% no final deste ano.

O crescimento da economia brasileira tem reduzido significativamente a taxa de desocupação das capitais. Em 2003, por exemplo, ela era de 12,3 por cento. Em Belo Horizonte, essa queda tem sido mais acentuada em função do alto volume de investimentos públicos na cidade.

Nenhum comentário: