quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Duo de oboé e piano no ‘Quarta Erudita’ de hoje


A música do Brasil e da França vai se encontrar na edição do Projeto Quarta Erudita, neste 17 de setembro, no Palácio das Artes. O duo de oboé e piano, formado por Alexandre Barros e Miguel Rosselini, vai apresentar um rico repertório, com obras dos franceses Francis Poulenc e Camille Saint-Saëns e dos brasileiros Osvaldo Lacerda e Calimério Soares. O concerto será na Sala Juvenal Dias, às 19h30min, e os ingressos custam R$ 5,00 e R$ 2,50 (meia entrada conforme a lei).

O “Quarta Erudita” é um projeto da Fundação Clóvis Salgado, que privilegia a música de câmara erudita lírica ou instrumental, contemplando variadas formações instrumentais e estilos distintos. Marcada pela diversidade, com destaque para a música brasileira, a programação traz, a cada semana, grandes nomes da música erudita.

Um dos pianistas brasileiros mais reconhecidos de sua geração, Miguel Rosselini (foto/Divulgação) estudou em São Paulo, com Gilberto Tinetti, e no Rio de Janeiro, com Jacques Klein. Na Alemanha, fez estudos de pós-graduação na Escola Superior de Música de Karlsruhe, sob a orientação de Fany Solter. Como solista, o artista já atuou sob a regência de grandes maestros, como Eleazar de Carvalho, Aylton Escobar, Jamil Maluf, Ernst Mahle, Meyer-Borghardt e Werner Stiefel, da Orquestra Filarmônica de Baden-Baden. Como camerista, apresentou-se ao lado de Helen Jahren, Johanne Perron, Hanno Simons, Keyth Underwood, Cláudio Jaffé, Antônio Saiote, entre outros. Além de tocar nos principais centros do País, Rosselini tem se apresentado também na Itália, Suíça, Alemanha e Canadá. Possui duo pianístico com Celina Szrvinsk, com grande número de concertos no Brasil e exterior, e dois discos gravados. É professor de piano na Escola de Música da UFMG e freqüentemente convidado para festivais de férias e comissões julgadoras de concursos nacionais de piano.

Incentivado pelos pais a estudar música, Alexandre Barros integra, junto com Wilhiam e Gláucia Barros, o Grupo de Câmera Quarteto Barros. Hoje, o grupo desfruta de grande prestígio no cenário musical do Brasil e já foi premiado em concursos nacionais e internacionais de jovens solistas. Nas apresentações pelo Interior, apresenta obras de Beethoven, Bach e Mozart.

Nenhum comentário: